Data 18/06/2015 09:02:01
Curso de Publicidade da Univás recebe exposição da agência Almap BBDO de São Paulo

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através da sua Comissão de Projetos e Eventos (Copepp) é um dos primeiros cursos no Brasil a receber a exposição "Fato Distorcido" , da Agência Almap BBDO de São Paulo.

A exposição é aberta ao público e está disponível para visita até o dia 23 de junho, sempre das 18h30 às 21h, no corredor do Prédio Principal da Unidade Fátima. "Fato Distorcido é a nova campanha da revista Veja, da Editora Abril, criada pela AlmapBBDO. Para mostrar como é importante estar próximo do acontecimento dos fatos para manter a credibilidade da informação jornalística, o redator Cesar Herszkowicz e o diretor de arte Luciano Lincoln idealizaram um ensaio que envolveu seis artistas de diferentes técnicas e foi dirigido por Vitor Amati, da BossaNovaFilms", conta o coordenador do curso de Publicidade, professor Jair Assis.

Segundo ele, o experimento, que durou 12 dias, aconteceu a partir de uma foto vencedora do prêmio Pulitzer, feita pelo fotojornalista Kevin Carter no Sudão em 1993, na qual uma criança em grave estado de subnutrição está na mira de um abutre. Em seguida, o pintor Rien reproduziu a imagem criando uma obra de arte em que há uma leve semelhança com a foto de Carter e os outros artistas criaram seus trabalhos observando apenas a obra anterior, sem ver a primeira foto.

Uma a uma, a interpretação de cada artista sobre o que via no trabalho do profissional anterior foi se afastando da realidade exibida na foto original. Como na arte, quanto mais intermediários entre o fato e a notícia, mais distorcida é a informação. O filme encerra com a mensagem "Vá direto à fonte" e a assinatura "VEJA. Para não ficar indiferente". Entenda o conceito da exposição, veja o vídeo no link:https://www.youtube.com/watch?v=cQZvdo_HH_0