| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 18/06/2015 11:20:01
Curso de Farmácia da Univás realiza Avaliação Integrada

No dia 17 de junho foi aplicada a 1ª Avaliação Integrada de 2015 no curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O objetivo da ação é promover uma maior interdisciplinaridade, utilizando a avaliação como um elo entre as disciplinas já estudadas no curso, estimulando a capacidade interpretativa e dissertativa do acadêmico, assim como, orientar o estudante para a realização de provas tradicionalmente aplicadas nas atividades profissionais escolhidas. "A avaliação une conhecimentos gerais e específicos das disciplinas promovendo uma melhor compreensão sobre temas contemporâneos e gerais (visto que têm sido cobrados, de maneira recorrente, em processos seletivos diversos, concursos públicos e provas como o ENADE), bem como promover a fixação e a capacidade de interligar conhecimento em temas específicos da formação do futuro profissional farmacêutico", esclarece o coordenador do curso, professor Pythágoras de Alencar Olivotti.

Segundo ele, o curso de Farmácia da Univás busca ser o instrumento para o crescimento pessoal e profissional de seus estudantes. "Para isto, compromete-se com a oferta de um ensino, pesquisa e extensão de qualidade, direcionados para a formação de profissionais capacitados, críticos e cientes de suas responsabilidades sociais", ressalta o professor.

Para o coordenador do curso de Farmácia, vários motivos justificam a aplicação da Avaliação Integrada. "Ela criará nos acadêmicos uma cultura de estudo mais ampla, considerando o conjunto de conhecimentos e habilidade adquiridos no decorrer do curso, e não apenas concentrando-se na disciplina que está sendo avaliada", defende. Ele ainda disse que a ação deve proporcionar um elo entre os vários componentes curriculares do curso uma vez que permitirá a elaboração de questões que unem conteúdos tratados em diferentes disciplinas. "A avaliação permitirá a constante prática e revisão de conhecimentos gerais e específicos do curso e um prévio conhecimento da linha de questionamentos utilizada em avaliações de nível nacional tais como ENADE, Concursos Públicos, dentre outros, fazendo com que ao se depararem com estas provas os acadêmicos não sintam tanta dificuldade em respondê-las", afirma Pythágoras Olivotti.