| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 22/06/2015 11:05:01
Anglo promove palestras para tratar da questão do Bullying

Um dos assuntos que geram mais polêmica e indagações no meio escolar: o Bullying, foi tema de palestra do psicólogo Fábio Camilo promovida pelo Colégio Anglo de Pouso Alegre. Na noite desta quinta-feira, dia 18 de junho, o também pesquisador e elaborador de uma pesquisa muito renomada sobre o assunto falou aos pais e educadores do Anglo e de outras escolas de Pouso Alegre no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Na manhã de sexta-feira, dia 19 de junho, foi a vez dos estudantes do Anglo acompanharem a palestra e abordarem o assunto durante apresentação no Salão de Eventos da Unidade Fátima.

O tema polêmico foi abordado pelo Anglo Pouso Alegre depois que a psicóloga da Escola, Ima Klechniowsky, ressaltou sobre a importância de orientar pais e alunos sobre o Bullying. "Acho que estamos tendo uma atitude muito corajosa e estamos pesquisando essa questão desde o ano passado. Quando vimos essa necessidade procuramos o teste e seu autor para depois conversarmos com os pais e professores como uma maneira de minimizar esses dados e dessa forma tomar uma atitude preventiva. Aproveitamos para convidar educadores e pais de todas as escolas da cidade para compartilhar desse momento conosco", explicou a psicóloga.

Um dos objetivos do evento foi discutir com os pais, professores e convidados a questão da violência dentro e fora da escola e os papéis do educador versus o papel dos pais. Também foi abordado o histórico e consequência do Bullying, além de sua prevenção, conscientização e maneiras de evitar que as crianças virem agentes desse tipo de violência.

O psicólogo Fábio Camilo é mestre em Avaliação Psicológica. Com experiência em docência em cursos de pós-graduação nas áreas de Avaliação Psicológica e Psicologia do Trânsito. Autor de testes psicológicos, além de Gerente de Educação e Eventos na Vetor Editora. "Temos no mercado uma série de profissionais que trabalham a questão do Bullying ou mesmo nas escolas temos coordenadores e professores que organizam trabalhos a esse respeito. Aqui neste evento discutimos os resultados das pesquisas feitas entre os alunos e também conversar com os interessados sobre essa questão tão polêmica e importante", conta Fábio, que também é responsável pela análise técnica e viabilidade de publicação de novos livros e instrumentos de avaliação psicológica. Como pesquisador, ele é autor do Teste de Atenção Seletiva (TAS), da Escala de Avaliação do Bullying Escolar e coautor do Teste de Inteligência Verbal.

Também foi abordada na palestra o histórico e a consequência do Bullying, além de sua prevenção, conscientização e maneiras de evitar que as crianças sejam agentes desse tipo de violência. "O Bullying existe e não dá para tapar o sol com a peneira. Ele está presente sempre de forma camuflada. Precisamos nos abrir para esse tema e ouvir os alunos.Devido aos desafios enfrentados no dia a dia com relação aos relacionamentos optamos em realizar esse evento. Eu liberei para fosse aplicado o teste na nossa escola pois é um tema que vale um olhar cuidadoso da parte de todos os educadores. Com muita coragem optamos em realizar esse trabalho pois queremos descobrir o que acontece nos bastidores da nossa escola, porque o Bullying não é feito na frente dos professores, da direção e da coordenação. Queremos trabalhar a questão e minimizar os problemas acarretados com o Bullying", afirma a diretora Leila de Fátima Fonseca Costa.