| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 01/07/2015 13:20:01
Agência Transfusional é inaugurada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio

Com o objetivo de armazenar sangue e seus derivados para serem utilizados em diversos procedimentos foi inaugurada a Unidade da Agência Transfusional do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), na tarde desta terça-feira, dia 30 de junho, com a presença de autoridades e funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e da Hemominas.

O vice-presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, agradeceu a presença de todos no evento e ressaltou a importância do novo espaço de saúde do HCSL. "É importante registar que o Hospital das Clínicas Samuel Libânio cumpre com total responsabilidade o seu papel de prestador de serviços do SUS, incorporando o que há de mais avançado nas pesquisas científicas das mais diversas especialidades. Como vice-presidente da mantenedora tenho a honra de registrar que o nosso presidente Rafael Simões lidera com entusiasmo, determinação e paixão, uma frente de trabalho que envolve a sociedade, os profissionais que atuam no HCSL e em todas as unidades mantidas pela Fuvs e as mais diversas organizações da sociedade civil", discursou. Segundo ele, a agência é uma questão de responsabilidade social, profissionalização da gestão e compromisso com a vida.

Conforme o médico responsável, Mário Mariottoni, a agência tem a função de ter o primeiro contato com o cliente, escolher e captar uma bolsa de sangue adequada para o mesmo e cuidar de todos os detalhes da transfusão. "Também por obrigatoriedade, sentimos necessidade de captar doadores para repor os estoques do Hemominas. Importante lembrar, que há 18 anos esse tipo de serviço não era prestado no hospital. No HCSL são realizadas de 1.200 a 1.300 transfusões todo mês, por isso surgiu essa necessidade de termos o sangue mais próximo dos pacientes", conta o médico.

Para a idealizadora do projeto, a farmacêutica bioquímica, Fabíola Maira Pereira, a Sala Transfusional tem qualidade, conforto e facilita bastante a dispensação do sangue. "Começamos a obra em janeiro deste ano, fizemos todas as compras de materiais necessários para realizar o serviço e temos seis pessoas na equipe. Temos um volume grande de transfusões e uma necessidade eminente de prestar esse serviço aqui no HCSL", disse Fabíola Pereira.

O capelão do HCSL, monsenhor José Catarino Umbelino, deu a bênção para Agência Transfusional e em seguida todos os participantes da cerimônia puderam conhecer a sala que já começou a funcionar no dia 1 de julho.