Data 10/07/2015 09:17:01
Mestrado em Educação encerra semestre com a publicação de livro sobre reformas educacionais

O livro "Gestão Educacional e Avaliação: Perspectivas e Desafios Contemporâneos" está sendo publicado pelo Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) no encerramento desse semestre. "É fruto de estudos e pesquisas originadas de diversas universidades que se propõem a ampliar o debate e a compreensão das políticas de gestão e avaliação no contexto das reformas educacionais que vêm ocorrendo nas últimas três décadas", explica a professora Neide Pena Cária.

A publicação desta obra vincula-se ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG) do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, liderado pela professora Neide Pena Cária. "Intenta ser uma forma de provocar inquietações e discussões sobre os novos desafios que a escola e os profissionais da educação estão se defrontando, principalmente a partir do início do século XXI, na maioria dos casos, silenciosamente e solitariamente, diante das novas políticas de avaliação da educação e de cobrança de resultados, o que coloca para os gestores verdadeiros desafios", disse Neide Pena.

As organizadoras, professoras Neide Pena, Sandra Maria da S. Sales Oliveira e Neide de Brito Cunha acreditam que as políticas educacionais das últimas décadas colocaram para todos aqueles que ocupam funções de gestão na área educacional uma série de funções administrativas e financeiras para as quais o gestor não foi preparado, que vêm, muitas vezes, se sobrepondo à função pedagógica para a qual foi formado. É uma leitura oportuna e necessária, como indica o coordenador do Mestrado em Educação, professor José Luís Sanfelice.