Data 11/08/2015 13:42:01
Aula inaugural com professor Pedro Goergen inicia atividades do 2º semestre do Mestrado da Educação

A aula inaugural do segundo semestre do Mestrado da Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 11 de agosto, com a presença do renomado professor Pedro Laudinor Goergen. A aula proferida no Salão de Eventos da Unidade Fátima tratou do tema "Educação, Ética e Mercado". "O ser humano está permitindo que seja transformado em um tipo de mercadoria negociada como qualquer outra do mercado. Isso tem uma repercussão no âmbito da ética extremamente importante", avalia o professor fazendo uma revisão crítica sobre a mercadorização nos mais diversos níveis da sociedade inclusive na questão acadêmica.

Para ele, a ética é um dos elementos centrais da sociedade contemporânea, um elemento fundamental que vai direcionar as posturas comportamentais das pessoas. "Essas posturas estão sendo alteradas de forma perigosa. Os estudantes universitários, por exemplo, buscam na vida profissional só o ganho financeiro. Não estou dizendo que isso é ruim, mas do ponto de vista da ética a falta dos valores sociais e de cidadania torna a convivência das pessoas muito problemática", defende Goergen.

Boas-vindas
O coordenador do curso de Pós-Graduação, José Luís Sanfelice, explicou que a ideia da aula inaugural é praticada no mundo todo. "A aula inaugural deve ser um marco relevante para reflexões futuras e auxiliar nas pesquisas que vamos nos envolver nesse semestre. Tenho certeza que esse momento será muito rico e importante para todos nós", enfatizou.

Na abertura do evento, o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, deu as boas-vindas aos alunos do Mestrado da Educação. "Aproveito este momento para dar as boas-vindas aos alunos e desejar muito sucesso nessa jornada. Parabenizo também a coordenação que vem conduzindo de forma brilhante o Mestrado da Educação", disse.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Silva Domingues parabenizou o corpo docente pela organização do evento e deu também as boas-vindas aos egressos e novos alunos do mestrado. "Esse mestrado tem um compromisso com a sociedade. Precisamos formar e capacitar alunos e professores com senso crítico e novos saberes que possam de fato para construir uma universidade de verdade, além dos muros acadêmicos. O saber se constrói em todos nossas ações cotidianas e não só na sala de aula", declarou.

O pró-reitor de Graduação Guilherme Carrozza também deu as boas-vindas a todos os participantes do evento e ressaltou o fortalecimento do Mestrado da Educação da Univás, que conta com um trabalho atuante e comprometido de todo o corpo docente.

Pedro Laudinor Goergen
possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição (1968) e doutorado em Filosofia - Ludwig Maximilians Universität München (1975). Pós-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Educação, Universidade, Ética, Formação de professores e Teoria Crítica.