| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 17/08/2015 16:50:01
Professora do Programa Ciências da Linguagem é convidada especial da TV Poços

A professora Greciely Costa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi a convidada especial do programa Jornal do Sul de Minas, realizado ao vivo da TV Poços no dia 13 de agosto. Ela foi até a emissora de TV de Poços de Caldas acompanhada da coordenadora da Assessoria de Comunicação e Markenting (Ascom Fuvs), Ellen Faria Tiburzio.

A educadora abordou temas como os projetos de pesquisa, inclusive em escolas rurais e também falou sobre o evento Enelin, que ocorre todo ano, em outubro, com participação de autoridades nacionais e internacionais. Greciely enfatizou a importância da professora Eni Orlandi, reconhecida no mundo todo, como referência na área de Ciências de Linguagem.

Confira os temas abordados no Jornal do Sul de Minas:

Linguagem e a Sociedade

A área de concentração em Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem tem como base a análise da linguagem funcionando na sociedade e na história. Dessa perspectiva, a língua é considerada em sua autonomia relativa, uma vez que, para significar, ela se inscreve na história, em relação aos sujeitos e à situação, e não apenas como gramática. Essa forma de pensar a linguagem, articulada às práticas sociais e históricas, pode ser muito fecunda tanto para profissionais que, conhecendo a linguagem em seu modo de produzir sentidos, levam esse conhecimento para a melhor compreensão de seus objetos, como para aqueles que trabalham o próprio ensino da língua e que se beneficiam assim de uma nova forma de pensar seu objeto ou a relação ensino/aprendizagem, incluindo aspectos não presentes em outras formas de estudos linguísticos.

Papel da Linguagem
A linguagem ocupa hoje um lugar central na sociedade, pois é mediadora das relações do homem com seu entorno. Por seu caráter simbólico, é constitutiva e transformadora da realidade, daí a importância de conhecermos seu funcionamento para compreendermos os vários objetos aí produzidos, sejam estes científicos, artísticos, pedagógicos, jornalísticos, literários, jurídicos e midiáticos, entre outros. Assim, compreender a linguagem enquanto parte da sociedade é fundamental para a elaboração das formas de conhecimento, o que se torna decisivo para melhorar a atuação nos diferentes campos profissionais.

Importância da professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi
A professora Eni Orlandi é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes (1976). Foi docente na USP de 1967 a 1979, onde ensinou Filologia Românica, Linguística, Sociolinguística e Análise de Discurso (com destaque para a questão do discurso pedagógico). Depois, atuou como docente do Departamento de Linguística do IEL, na Unicamp, de 1979 a 2002. Atualmente é professora colaboradora do IEL da Unicamp, além de professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. É autora de mais de 100 artigos e 12 livros no Brasil e no exterior, entre eles: A Linguagem e seu Funcionamento ; O Que é Linguística; Discurso e Leitura ; Vozes e Contrastes ; Palavra, Fé, Poder ; Terra à Vista ; Discurso e Texto ; A Cidade dos Sentidos ; Interpretação ; Análise de Discurso: princípios e procedimentos ; Língua e Conhecimento Linguístico ; e Língua Brasileira e outras histórias - discurso sobre a língua e ensino no Brasil. A autora ganhou, em 1993, o prêmio Jabuti em Ciências Humanas com o livro As Formas do Silêncio. Este livro foi traduzido para o francês em 1997 e inspirou o coreógrafo George Appaix em seu espetáculo de dança "Je ne sais quoi", apresentado no Theatre de La Bastille, em Paris. O livro Terra à Vista também ganhou sua versão francesa, em 2011; recentemente, a autora publicou o livro Ciências da Linguagem e Política - anotações ao pé das Letras ".