| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 18/08/2015 10:22:01
Proex e Prograd recebem entidades parceiras para desenvolvimento de projetos

Cumprindo um dos principais objetivos da universidade que é a busca da integração com a comunidade pousoalegrense, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) receberam no início deste mês representantes da Escola Profissional Delfim Moreira e da Escola do Legislativo para fechar propostas de parcerias para o desenvolvimento de projetos. "Os projetos de parceria entre as instituições visam atender não só os alunos mas também suas famílias. Vamos propiciar que os pais participem de uma oficina ou minicurso sobre Educação Financeira, por exemplo", adianta o pró-reitor de Graduação, professor Guilherme Carrozza. Ele fez a ponte entre as entidades e a coordenação do Proex e percebeu que elas tinham interesses em comum e poderiam trabalhar em conjunto.

Os primeiros projetos serão nas áreas de Educação Empreendedora, Educação Financeira, Prevenção de Acidentes, Saúde Preventiva, além de atividades esportivas e de publicidade. O Dia de Responsabilidade Social em setembro também será realizado com a participação das instituições e sediada na Escola Profissional.
Para o pró-reitor Antônio Homero, essa relação de parceria é muito válida para a Univás. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pela Escola Profissional com as pessoas mais carentes da cidade. "Eles merecem todo nosso apoio e carinho. Universitários de Psicologia já desenvolvem um projeto de extensão na Escola Profissional e agora vamos estender essas atividades com alunos de outros cursos", contou.

Antônio Homero contou que a parceria surgiu de um convite do professor Guilherme. "Tenho a honra de trabalhar em conjunto com o professor Guilherme Carrozza, que como eu tem a proposta de fazer o ser humano melhor. Essa é nossa missão como universidade. O grande valor da universidade é levar à comunidade o produto que ela forma aqui dentro: os alunos com seus conhecimentos e sua cultura", avalia.

Participaram do primeiro encontro o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo; juntamente com os coordenadores de cursos Jair Assis Jr.(Publicidade), Guilherme Pincelli (Administração), Nelson Lambert (Ciências Contábeis), Sidnei Silva (Fisioterapia), Rosy Amaral Silva Ribeiro (Educação Física) e o professor Daniel Faria. A coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, juntamente com a assessora de comunicação Tatiana Resende, os diretores da Escola Profissional Cristina Freitas e o padre Nelson de Paula e Silva, e a assistente social, Adriana Paula, representaram as entidades parceiras da Univás.

Escola Profissional
A Escola Profissional é dirigida pelos religiosos Pavonianos, com objetivo de oferecer aos alunos menos favorecidos o uso de ferramentas básicas necessárias para uma melhor convivência e qualidade de vida. A escola possibilita que os jovens mais carentes tenham acesso ao mercado de trabalho.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho oferece formação político-cidadã para servidores e sociedade civil. A Escola do Legislativo colabora com capacitação contínua no serviço público ao promover cursos e seminários. Entre os cursos oferecidos gratuitamente estão: Libras, Oratória, Segurança no Trabalho, Atendimento ao Público e Orçamento Público. A cada ano, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior recebem formação política e cidadã nos projetos Câmara Mirim, Câmara Jovem e Câmara Universitária.