| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 18/08/2015 13:50:01
\cbpat3Univás lançará novo curso de Gastronomia no Festival Sabores e Saberes de Silvianópolis

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizará o lançamento do novo curso Superior de Tecnologia em Gastronomia no dia 30 de agosto de 2015, a partir das 13h, durante o 2º Festival Sabores e Saberes de Santana, na cidade de Silvianópolis. O lançamento do curso contará com a presença das professoras da Univás: Ana Carolina Bernardes, Andrea Tiengo e Sheila Faria.
De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da Univás, professor Guilherme Carrozza, o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Univás vem suprir na região uma demanda crescente de profissionais que precisam se especializar na área. "É cada vez maior a necessidade de profissionais que atuem neste segmento com clareza de suas funções e qualificação técnica elevada. Nessa perspectiva é que a Univás vem inovar mais uma vez, implantando o primeiro curso Superior de Gastronomia da região. É assim que contribuímos com o mercado local, abrindo campo para que haja mais oportunidade de profissionalização no setor", disse o professor Guilherme Carrozza.

A cidade de Silvianópolis foi escolhida para o lançamento do novo curso de Gastronomia da Univás por ocasião do 2º Festival Sabores e Saberes de Santana, que tem como cenário chefs de cozinha preparando "tachadas" no fogão à lenha armado no chão; moradores da cidade apresentando suas deliciosas iguarias: carne na lata, frango caipira, feijão tropeiro com leitoa, doces, quitandas, petiscos e uma infinidade de gostosuras; forno à lenha assando biscoitos e broas; monjolo socando milho ou arroz; casinhas de pau a pique cheirando à terra fresca; artistas e grupos convidados e locais se apresentando no palco; crianças ouvindo histórias de personagens dos clássicos da literatura infanto-juvenil; senhorinhas acomodadas no Banco dos Saberes repassando seus conhecimentos aos mais jovens.

O evento acontece durante os dias 28, 29 e 30 de agosto, na praça principal da cidade, que se transformará em um cenário rural, caipira e gastronômico para recepcionar o 2º Festival Sabores e Saberes de Santana, um evento integrante da 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2015.

Assinam a produção do evento a jornalista e produtora cultural Ana Beraldo, que é egressa da Univás e a profissional de gastronomia gourmet Rogéria Aires, de Pouso Alegre. "O Festival deu um salto na parte gastronômica em relação ao ano passado, tanto no número de expositores, como também na participação de profissionais da área. O convidado especial deste ano é o chef Gilmar Borges, profundo conhecedor da culinária rural e de raiz, de Pirenópolis, GO. Outra novidade será a apresentação de um prato da culinária local, a almôndega da roça , servida nas festas de casamentos em alguns bairros rurais do município até hoje", disse Ana Beraldo.

\cbpat3\qc