Data 26/08/2015 15:32:01
1º Fórum de Hematologia da Univás é realizado com sucesso

A Liga de Hematologia do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), presidida pela acadêmica Dâynne Poliana de Faria, realizou com sucesso seu primeiro fórum no dia 19 de agosto no Anfiteatro da Unidade Central.

No evento, o Prof. de Bioética dos cursos de Medicina e Psicologia, Antônio Homero Rocha Toledo, presidiu a 1ª mesa redonda : "Tratamento Hemoterápico x Testemunhas de Jeová - Uma discussão sem fim", que contou com as palestras da psicóloga e doutora em Psicologia Social, Camila Claudiano Quina Pereira: "Recusa ao tratamento hemoterápico" e a do advogado pós-graduado em Direito Médico e da Saúde, Carlos de Barros Laraia Filho: "Recusa ao tratamento hemoterápico em pediatria", travando um debate entre autonomia dos pais X autonomia do médico.

O Prof. Elias Kallás, médico cirurgião geral, presidiu a 2ª mesa redonda com o tema: "Tratamento hemoterápico em pacientes chocados" que contou com as palestras: "Técnicas e indicações de reposição volêmica no paciente chocado", com o médico diretor do serviço de cirurgia cardiovascular da Univás, Alexandre Ciappina Hueb e "Pré-requisitos para doação e transfusão de hemoderivados", com a farmacêutica e bioquímica do Hemocentro Regional de Pouso Alegre (Fundação Hemominas), Fabíola Maíra Pereira.No final do evento, houve um coffe-break com a participação de todos os presentes no fórum.