Data 01/09/2015 08:13:01
Curso de Gastronomia é lançado oficialmente em evento da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

O curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi lançado oficialmente durante o 2º Festival Sabores e Saberes de Santana, na cidade de Silvianópolis, no dia 30 de agosto. Para o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, o curso vai atrair muitos candidatos que além de gostarem da culinária querem ter uma formação profissional. "A Univás mais uma vez sai na frente e inova trazendo esse curso que não temos na região. O curso vem suprir na região uma demanda crescente de profissionais que precisam se especializar na área", avaliou.

A cidade de Silvianópolis foi escolhida para o lançamento do novo curso de Gastronomia da Univás por ocasião do festival. O prefeito Benedito Porfírio Borges deu sua opinião sobre o lançamento do novo curso da Univás. "Acho perfeita a ideia da criação desse curso. Essa novidade oferecida pela Univás é importante não só para Pouso Alegre mas como também para todo o sul de Minas. Estou torcendo para que muitos daqui de Silvianópolis se interessem para que no futuro tenhamos muitos chefes graduados pela universidade", disse durante o evento que é integrante da 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2015.

O produtor e morador de Silvianópolis, Benedito Edmilson Ferraz também defendeu a implantação do curso. "A criação desse curso é muito importante para ensinar o sul mineiro a trabalhar comercialmente com a culinária, no empreendimento com alimentos típicos da região, além de levar essa cultura tão rica para o Brasil e o mundo", afirmou.

Presente no evento, a professora da Univás Andrea Tiengo, elencou vários motivos para o lançamento do novo curso. "Primeiro, não temos esse curso na região, o mais próximo seria em São Paulo. Depois, temos uma logística excelente, próxima de rodovias federais, e temos um turismo comercial forte em Pouso Alegre. Estamos nos sentindo muito motivados em lançar em curso", analisou.

Já a professora Carol Brasil disse estar muito feliz por participar desse momento histórico da Univás. Para ela, o curso de Gastronomia vai ensinar os alunos a cozinhar com requinte, mostrando a cozinha internacional e resgatando a cultura brasileira. "Tenho certeza que Pouso Alegre e região vão abraçar esse curso que vai agregar e possibilitar um conhecimento ímpar. Todos já estão perguntando sobre o curso e essa divulgação nesse evento gastronômico foi o casamento prefeito", afirmou.

A jornalista e produtora cultural do festiva Ana Beraldo, que é egressa da Univás, disse que o lançamento do curso foi um presente para os organizadores. "No ano que vem quem sabe os alunos já serão os estagiários na realização de outra edição do evento aqui em Silvianópolis". Outra produtora, a profissional de gastronomia gourmet Rogéria Aires, de Pouso Alegre, ressaltou disse que a criação do curso vem num momento muito oportuno em uma área que vem se desenvolvendo muito no Sul de Minas. "Temos uma culinária muito forte. O bom do curso é que profissionaliza os interessados em trabalhar nessa área. O curso vai agregar muito para todos", opinou.

Festival Sabores e Saberes

O Festival de Silvianópolis teve como cenário chefs de cozinha preparando "tachadas" no fogão à lenha armado no chão; moradores da cidade apresentando suas deliciosas iguarias: carne na lata, frango caipira, feijão tropeiro com leitoa, doces, quitandas, petiscos e uma infinidade de gostosuras; forno à lenha assando biscoitos e broas; monjolo socando milho ou arroz; casinhas de pau a pique cheirando à terra fresca; artistas e grupos convidados e locais se apresentando no palco; crianças ouvindo histórias de personagens dos clássicos da literatura infanto-juvenil; senhorinhas acomodadas no Banco dos Saberes repassando seus conhecimentos aos mais jovens.