| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 14/09/2015 14:20:01
Univás cria Biblioteca Infantil em parceria com o Anglo

Era uma vez uma equipe de funcionários preocupada com o progresso das crianças através da leitura e por isso encontrou um espaço para criar uma Biblioteca Infantil que atendesse e acolhesse os alunos do ensino infantil do Colégio Anglo de Pouso Alegre. "Amei a ideia de criarmos esse espaço. As crianças estão sempre aqui se deliciando com a leitura. Temos que ter amor pelos livros e passar isso com muita paciência para todos os alunos que frequentam a nossa biblioteca", afirma a funcionária, Angélica Maria Machado Rosa.

A mentora da ideia foi a bibliotecária da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Zélia Nilva Chagas, que acredita que a biblioteca é um organismo vivo na formação do aluno em todos os sentidos. "Nesta fase começamos a despertar para o gosto da leitura. Ter esse espaço único e com acervo próprio valoriza essa busca dos alunos do infantil do Anglo que já acontecia de forma constante na biblioteca", esclarece. Segundo ela, havia na biblioteca apenas um pequeno acervo de difícil acesso num local acanhado voltado para as crianças.

Ela conta que recebeu apoio da diretora do Anglo, Leila Fonseca, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Andrea Domingues. "Elas entendem que a biblioteca complementa o aprendizado adquirido na sala de aula. Aqui temos um centro de informação e convivência dos alunos que crescem em todos os sentidos. Estamos fazendo a diferença na proposta e aceitação dos pais e avós que estão a valorizando muito a iniciativa", avalia Zélia Chagas.

A biblioteca possui um rico acervo com mais de 29 mil exemplares. As colaboradoras também se preocupam em manter o acervo bem cuidado e o sistema de empréstimo que é um dos melhores que existe. A equipe começou também o recadastramento de todo acervo e adotou um novo uniforme ametista, cor do curso de biblioteconomia.

"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato