Data 21/09/2015 09:23:01
Momento histórico: Lançada oficialmente a 1ª Liga Acadêmica da Unidade Fátima

Mais um momento histórico para Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Na noite do dia 17 de setembro foi lançada oficialmente a 1ª Liga Acadêmica da Unidade de Fátima no Salão de Eventos com a presença de vários educadores e acadêmicos. O vice-presidente da Fundação Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), professor Luiz Roberto Rocha, representou o presidente Rafael Simões no evento. "É muito importante representar o Rafael nesse evento que cria essa liga pioneira, pois essa inciativa tem a cara dele que também tem uma mente empreendedora e um estilo de vida empreendedor. No momento que estamos vivendo, precisamos descobrir novos caminhos para nossa cidade e nosso país. Quero que saibam que essa liga terá nosso apoio, agradecimento e estímulo e esperamos que novas iniciativas como estas possam surgir para o bem da nossa universidade, cidade e região. Fico emocionado de estar aqui. Hoje é um dia histórico para a Univás", afirmou o vice-presidente.

O diretor da Unidade Fátima, Benedito Afonso Junho, falou sobre a importância do empreendedorismo. "Onde um profissional não empreendedor vê uma situação acabada, irremediável, o profissional criativo encontra oportunidades, ou melhor não as encontra mas responsabiliza-se por nutri-las e por fazê-las concretizar-se ao seu favor. Parabéns e que essa iniciativa inspire a formação de outras ligas na nossa universidade", ressaltou.

A mesa solene também foi composta pelo pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza, e pelo coordenador do curso de Publicidade, professor Jair Assis que falou sobre a criação da liga e seus fundadores, os acadêmicos Daniel, Priscila, Filipe e Rafael. "É um momento de reflexão e ação para transformar nosso país e vislumbrar um futuro melhor para todos nós. A liga foi criada para incentivar a cultura empreendedora da nossa universidade e, consequentemente, em nossa cidade. Queremos criar mais e mais oportunidades para mais e mais pessoas", disse o professor, um dos mentores e incentivadores da liga.

Durante o evento, o professor Mário Augusto de Souza Nunes e João Rubens Costa Fonseca, ambos do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), realizaram palestras incentivando a nova liga chamada "Se Liga Empreendedorismo".
A nova liga tem a missão de promover a cultura empreendedora na UNIVÁS inspirando, capacitando e conectando pessoas. Tem como visão ser reconhecido como um espaço de disseminação do empreendedorismo no Sul de Minas Gerais. Os valores da Se Liga Empreendedorismo são: atuação em rede, inconformismo, inovação, não ter medo de errar, pensar fora da caixa e sonhar grande.

A liga acadêmica é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades interpessoais e o conhecimento técnico abordado. As ligas complementam o aprendizado da faculdade, é o lugar ideal para aprofundar conhecimentos, conhecer gente nova que compartilha dos mesmos interesses e ganhar experiência ainda nos primeiros anos de faculdade.

Destaque

A Se Liga Empreendedorismo (Liga Acadêmica de Empreendedorismo da Univás) foi selecionada entre 250 ligas universitárias de todo o Brasil para participar do Programa de Incubação de Ligas Universitárias da Fundação Estudar, que aconteceu entre janeiro a setembro de 2015. "O Programa teve o objetivo de apoiar as ligas de diferentes temáticas em sua criação e desenvolvimento, além de conectá-las com profissionais e organizações de suas áreas de atuação. A Se Liga Empreendedorismo obteve treinamentos e acompanhamento online, participou de vários estágios que fomentaram a formação, estruturação e a realização de atividades práticas", conta Daniel de Carvalho Calafiori Resende, Presidente da Liga Acadêmica de Empreendedorismo da Univás.

Com o encerramento do Programa de Incubação, a Liga Acadêmica de Empreendedorismo da Univás foi destaque em nível nacional, obtendo o segundo lugar na categoria ouro. A Se Liga Empreendedorismo dividiu o pódio com a primeira colocada a Liga de Empreendedorismo Potiguar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e com a terceira colocada a Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal de Alfenas. Uma das premiações será entregue no Encontro de Ligas Universitárias (ELU) nos dias 10 e 11 de outubro de 2015, em Recife (PE).

Por todos esses motivos queremos que mais alunos da Univás, de diferentes cursos, juntem-se à Se Liga Empreendedorismo. Os interessados em fazer parte podem entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected], pelo site www.univas.edu.br/eventos/seliga e pela página no Facebook (Se Liga Empreendedorismo). Em breve anunciaremos também um processo seletivo para integração de novos membros, comenta Daniel de Carvalho.