Data 21/09/2015 10:28:01
\cbpat2Univás realiza evento em comemoração ao Dia do Contador

O curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promove a palestra Gestão da Inovação Tecnológica, no dia 23 de setembro, às 19h, aberto à participação dos acadêmicos dos demais cursos. A palestra, que acontece no salão da Unidade de Fátima, será ministrada professor Rogério Abranches da Silva, docente do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), de Santa Rita do Sapucaí. O evento será realizado em homenagem ao dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro.

Univás é sempre destaque em Exame de suficiência

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) aplicou, neste domingo (20), em 126 cidades brasileiras, inclusive na Univás, em Pouso Alegre, a segunda edição de 2015 do Exame de Suficiência. "A aprovação no Exame é condição indispensável para obtenção do registro profissional. A prova foi aplicada em todos os estados e no Distrito Federal. O Exame de Suficiência foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade, em 2010, e tem como objetivo aferir o conhecimento mínimo para o pleno exercício da profissão", explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Nelson Lambert de Andrade.

As provas são elaboradas por uma comissão composta por oito professores, alguns com dedicação exclusiva ao magistério e outros que também atuam no mercado. As provas levam cerca de um ano para serem elaboradas e abordam temas relativos à contabilidade geral; contabilidade de custos; contabilidade aplicada ao setor público; contabilidade gerencial; controladoria; noções de direito e legislação aplicada; matemática financeira e estatística; teoria da contabilidade; legislação e ética profissional; princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade; auditoria contábil; perícia contábil; e língua portuguesa aplicada. Contabilidade geral e princípios da contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade representam cerca de 40% do Exame.
Na primeira edição de 2015, cerca de 95% (noventa por cento) dos alunos de Ciências Contábeis da Univás foram aprovados na primeira edição de 2015.