| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 22/09/2015 09:30:01
Univás realiza evento do Dia da Responsabilidade Social na Escola Profissional

Alunos da Escola Profissional Delfim Moreira e seus familiares foram contemplados com vários serviços e informações de educadores e acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) que promoveu no último sábado, 19 de setembro, o Dia da Responsabilidade Social. Foram realizadas diversas atividades sociais e recreativas no Ginásio Poliesportivo da escola que fica no centro da cidade, dentre elas aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre doenças, brincadeiras, lanches, atividades lúdicas e físicas, além de entregas de plantas medicinais e muitas informações sobre os cursos da Univás.

"Posso afirmar aqui pra vocês que depois de dois anos nessa Fundação percebo que as pessoas aprenderam a trabalhar e se dedicar para comunidade. Não podemos ficar só entre muros da academia. A obrigação da universidade é chegar à sociedade levando acolhimento e conhecimento. A universidade só tem sentido quando está próxima da comunidade estendendo e levando seus conhecimentos adquiridos em sala de aula", disse o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, o evento cria nos alunos e docentes a reflexão para importância da responsabilidade social. "A formação dos acadêmicos depende muito da dedicação ao outro e a comunidade. Lembrando, que esse dia é especial mas trabalhamos a responsabilidade social no dia-a-dia e nas atividades extras onde os alunos levam assistência e orientação à população de Pouso Alegre e região", destaca.

Para a diretora executiva da Fuvs, Silvia Regina Pereira, a responsabilidade social faz parte do histórico da instituição e tem como carro-chefe o Hospital das Clínicas Samuel Libânio. "A Fundação abre suas portas para receber a população e é o nosso papel, é para isto que ela está inserida na cidade", afirma.

O Dia da Responsabilidade Social é uma ação integrada que acontece em todo o país, em mais de 600 instituições de ensino superior. A proposta partiu da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), da qual a Univás é integrante. Nos anos anteriores foram promovidas ações junto à comunidade na Creche Irmã Esther, no bairro São João, no Parque das Artes e na escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa. A ABMES certifica as instituições participantes com o Selo Instituição Socialmente Responsável, o qual a Univás detém há vários anos, por reconhecimento de suas ações em prol da comunidade.

O evento também recebeu assistidos do Asilo Bethânia da Providência e Educandário Nossa Senhora de Lourdes. Também estiveram presentes pessoas do Núcleo de Terceira Idade, bem como alguns dos parceiros sociais como a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Todas as ações foram oferecidas gratuitamente.