Data 23/09/2015 12:01:01
Escolas públicas de Pouso Alegre são beneficiadas com programa desenvolvido pela Univás

Alunos de duas escolas públicas de Pouso Alegre estão tendo a oportunidade de participar de aulas diferenciadas preparadas por acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) propicia que bolsistas graduandos conheçam e vivenciem o cotidiano escolar em bairros mais carentes. "O Pibid vem reafirmar o compromisso social da Fuvs através do seu presidente Rafael Simões e através da reitoria e professores da Univás. O Pibid é um presente da Univás para a cidade de Pouso Alegre. Estamos capacitando professores de verdade e atuando com compromisso social, principalmente, nas escolas que mais precisam de nosso trabalho. Nosso objetivo é diminuir a distância entre a universidade e a sociedade. Nós desenvolvemos nosso projeto atuando na prática nessas escolas. Levamos ensino de qualidade, ensino para todos", afirma a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andrea Domingues.

Ao todo são concedidas dez bolsas para os alunos dos cursos de História, dez para Ciências Biológicas e dez para Pedagogia, além de três bolsas para coordenadores de área, que são professores desses cursos e seis bolsas para supervisores da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente) e da Escola Estadual Virgília Paschoal. "O programa proporciona a prática nas escolas e fazemos de tudo para levar algo de diferenciado para transformá-los em pequenos cientistas. É uma experiência inigualável que está nos capacitando cada dia mais. Somos sempre muito bem recebidos pelos alunos e educadores e alguns trabalhos desenvolvidos com eles se destacaram como a extração do DNA do morango e o estudo de célula animal, vegetal e de bactérias através de um bolo de aniversário", conta a bolsista do curso de Ciências Biológicas, Conceição Áquila.

O acadêmico do curso de História, Rafael Garcia Rodrigues, fala da importância do Pibid. "Pra nós que fazemos licenciatura é essencial que tenhamos essa prática na escola. Levamos sempre dinâmicas diferentes, usando jogos e até teatro, instigando o conhecimento dos estudantes. Com a gente o aluno não decora, ele passa a entender sobre os assuntos tratados", explica.

Além da capacitação a iniciação à docência, o programa visa preparar um novo professor para sala de aula que saiba lidar com ensino, pesquisa e extensão. "O Pibid aproxima o aluno de graduação do cotidiano da escola pública. Eles tem um momento de formação das aulas na Univás e outra parte cumprida nas escolas, onde desenvolvem seu trabalhos na prática. O Pibid é fundamental e faz a diferença na formação para os desafios escolares que enfrentamos atualmente", analisa a coordenadora do Pibid, professora Sônia Aparecida Siquelli.