Data 24/09/2015 13:47:01
Curso de Psicologia é mais uma vez destaque com selo de Guia do Estudante

O curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e vai agora constar da publicação "GE Profissões Vestibular 2016", que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro deste ano. "As últimas avaliações do curso de Psicologia da Univás falam por si só. Tivemos Nota 4, de 0 a 5, em avaliação in loco pelo MEC em 2012. Tivemos Nota 4 no ENADE 2012 e agora recebemos 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante. Confirmando as avaliações acima citadas, nossos ex-alunos têm conseguido ótimos resultados em concursos e também quanto a inserção no mercado de trabalho. Para exemplificar podemos citar o ex-aluno André A. de Paiva, formado em 2013 que foi aprovado em 1º lugar no concurso do Conselho Regional de Psicologia e em 5º lugar no concurso Estadual de Saúde, neste ano", conta a coordenadora e professora Maria Inês Bustamante (foto abaixo).

O Curso de psicologia da Univás tem como diferencial a intensa preocupação com a prática relacionada ao conhecimento teórico ministrado. Neste sentido oferece estágios obrigatórios a partir do 3º período, com ações em escolas, empresas, creches e asilos, além dos laboratórios próprios, como Laboratório de Avaliação Psicológica, Clínica Escola e Hospital Escola.
Seguindo rigorosamente as Diretrizes Curriculares o Curso de Psicologia oferece formação optativa em licenciatura além do Bacharelado/ Formação de Psicólogo, e tem como ênfases a Psicologia Aplicada à Saúde Coletiva e a Psicodinâmica do Trabalho.

Para ela, o
mercado de trabalho para psicólogos em Pouso Alegre e região é muito positivo. Com um índice de crescimento de 22,30%, Pouso Alegre congrega mais de quatro mil empresas, sendo um dos principais polos de serviços do sul de Minas Gerais, principalmente na área da Saúde. "Neste contexto, o curso de Psicologia oferece uma formação abrangente, com um olhar especial para a área de saúde, o que é amplamente enfatizado nos campos de estágio, principalmente pelas ênfases em Saúde Coletiva e Psicodinâmica do Trabalho, visando a saúde do trabalhador. Tanto a coordenação do curso como o corpo de docentes estão sempre conectados ao movimento dinâmico da comunidade e região, e isso subsidia os rumos do ensino e da formação dos alunos, futuros psicólogos", avalia Maria Inês. Outros cursos que receberam os novos selos são os de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia.