Data 25/09/2015 10:39:01
Terceira edição do evento Café com Saber da Univás reúne cerca de 100 pessoas em Itajubá

A terceira edição do evento Café com Saber promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizado na tarde desta quinta-feira, dia 25 de setembro, na cidade de Itajubá e reuniu quase cem pessoas. "Decidimos realizar esse primeiro Café com Saber itinerante aqui nessa cidade, pois sempre tivemos muitos alunos daqui que buscaram a qualificação de mestrado e doutorado na Univás. É uma forma de entrar em contato com esse público e divulgar um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo curso. Aproveitamos também para lançar a campanha do processo seletivo 2016", conta a vice coordenadora do PPGCL, professora Débora Massmann.

O evento, realizado no espaço Café e Chocolateria Cafuné, foi muito interessante levando para comunidade de Itajubá um pouco do que é realizado no PPGCL e as pesquisas desenvolvidas. "A linguagem está presente em tudo. Nós estamos trabalhando cientificamente com esses artefatos linguísticos e socioculturais que estão circulando a todo momento na nossa sociedade. O programa quer levar qualificação em nível de mestrado e doutorado profissionais das mais diversas áreas do conhecimento", explica Massmann.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, disse que o evento confirma mais uma vez o compromisso do PPGCL, atualmente liderado pela doutora Eni Orlandi (maior nome de análise em discurso do país) de estar atuando na sociedade para que ela tenha percepção que a linguagem faz parte de todos os atos da nossa vida. "Hoje oferecemos 20 vagas de mestrado e 20 vagas de doutorado nesse programa que possui nota 4 da Capes. Isso mostra que a Univás faz a diferença e é referência de ensino de qualidade no Sul de Minas", ressaltou.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), Paula Chiaretti, que participou diretamente da organização do Café com saber, defende que os educadores saiam dos muros da universidade para dialogar com toda a comunidade. Natural de Itajubá, a aluna de doutorado Stela Mares Rodrigues Simões, falou sobre uma análise das propostas de redação do Enem e sobre a experiência de ter estudado no mestrado da Univás que, segundo ela, transformou sua vida pessoal e de docente.

O tema central do evento foi "Diversidade, sentidos e sociedades". Débora Massmann explicou como a diversidade está presente e afeta diretamente o modo de relacionar com as pessoas, instituições e tudo enfim. Para refletir sobre isso, ela usou exemplos como o processo migratório na Europa e o discurso de ódio e preconceito que surge a partir desta questão. A professora também abordou temas como a mobilidade urbana, especialmente a implantação de ciclovias, e a acessibilidade com dificuldades enfrentadas por cadeirantes. Débora finalizou discutindo o sentido de família e as leis de Educação sobre inclusão de crianças portadores de deficiência nas escolas.