| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 28/09/2015 14:53:01
Equipes Laranja Mecânica e Force Tech do Anglo estão classificadas para nova etapa do Torneio de Robótica

A etapa local do Torneio Brasil de Robótica foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 25 de setembro, no Ginásio Poliesportivo da Unidade de Fátima do Colégio Anglo de Pouso Alegre. Cinco equipes tiveram o desafio de criar soluções com o tema "Energia" além de mostrar seus conhecimentos de robótica. "Esse torneio é a culminância de tudo que foi ensinado e praticado em sala de aula. Os grupos fizeram muita pesquisa, se empenharam bastante e trouxeram os resultados para apresentar à comunidade escolar", explica a diretora do Anglo, Leila Fonseca.

As equipes vencedoras e classificadas para a 2ª fase, que será realizada na cidade de Santos (SP), nos dias 17 e 18 de outubro foram Laranja Mecânica (1º Lugar) e Force Tech (2º Lugar).
O evento é realizado em parceria com a empresa Ameducação, que implantou o Lego Educativo nas escolas do Sul de Minas. "Essa ferramenta amplia a capacidade empreendedora e criativa dos alunos. Como é o terceiro ano que realizamos esse evento em parceria com Anglo, nós podemos observar muita evolução. A cada ano que passa, a adesão dos alunos tem sido maior e a qualidade técnica das equipes surpreendente. Tem sido um aprendizado para os dois lados", afirma o presidente da Lego na região, Nilton Sérgio Joaquim.

O ensino da robótica é mais um diferencial do Anglo e é aplicado desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. "Ele é um aprendizado interdisciplinar e multidisciplinar, que desenvolve no dia a dia muito trabalho em equipe. Com isso, fortalece a convivência, o relacionamento e o respeito com próximo", esclarece a diretora Leila. "Eles começam aqui a ter um processo de iniciação científica.Começam devagarinho até chegar às finais do torneio", comenta o diretor de operação da empresa R2E (empresa que realiza o Torneio no Brasil de Robótica), Adriano Gifoni Cruz.