| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/09/2015 15:48:01
Hospital Samuel Libânio comemora Dia da Secretária

Para comemorar o Dia da Secretária, a diretoria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em parceria com a empresa de cosméticos Mary Kay, promoveu um evento de beleza entre as colaboradoras. "Aproveitamos a proximidade da data de comemoração (que é o dia 30 de setembro) para realizar esse momento de descontração, um momento também de valorização do trabalho de acolhimento e recepção delas que é fundamental para o hospital", ressaltou a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.

As colaboradoras ganharam além de singelas lembranças, limpeza de pele com uso de cremes e dicas de maquiagem. "É muito importante esse reconhecimento, essa limpeza de pele e essas dicas que recebemos. Amei tudo", disse a telefonista e secretária, Ana Maria Ribeiro.

A consultora de beleza da empresa Mary Kay, Jade Cleto, disse que a ideia principal do evento é valorizar a beleza da mulher. "Buscamos atingir a maioria de mulheres de maneira positiva valorizando sua autoestima. Para mim e para empresa foi muito gratificante participar desse momento", afirmou.

A profissão
Conforme a Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec), a profissão está regulamentada pelas leis 7.377/1985 e 9.261/1996. De acordo com a Fenassec, a origem da profissão surgiu com os povos que desenvolveram a escrita e o comércio, sendo denominado de escriba quem realizava tarefas de classificação de arquivos, redigia ordens, recebendo e executando pedidos feitos por escrito. No Brasil, percebeu-se a atuação da mulher como secretária a partir dos anos 50, com a chegada das multinacionais.