| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 30/09/2015 13:25:01
Alunos visitam UAPS São João para entender sobre atendimento básico da saúde

A Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do bairro São João recebeu a visita de alunos do Ensino Fundamental I do Projeto de Ensino Integral da Escola Estadual Geraldina Tosta no dia 25 de setembro. "Esta atividade teve como objetivo conhecer o funcionamento, estrutura física, recursos humanos, equipamentos e materiais de uma Unidade Básica de Saúde, assim também como entender a finalidade desta instituição no bairro", conta a professora Patrícia Almeida.

A atividade faz parte do módulo teórico de Promoção da Saúde, trabalhado com os alunos do bairro São João. A educadora salienta que esta atividade prática é muito importante para o conhecimento dos serviços e da promoção da saúde para seus alunos, auxiliando no dia a dia na busca de qualidade de vida das crianças.

A coordenadora da UAPS São João, a enfermeira Tatiana Loiola, avaliou a atividade como positiva e importante para que as crianças sejam capazes de desempenhar alguns cuidados fundamentais com sua saúde e conhecer o acesso e funcionamento das UAPS. "Durante a visita, destacamos com as crianças a importância do primeiro atendimento e a importância da porta de entrada do atendimento de saúde ser sempre realizado nas unidades básicas de saúde", explica a enfermeira.

A coordenadora destacou ainda o envolvimento que aconteceu durante a atividade com toda a equipe que que presta os serviços. "Eles se planejaram para visita e com isso puderam apresentar e explicar sempre algo importante do atendimento para estas crianças", conta Tatiana. A UAPS é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e tem como objetivo prestar assistência básica de Saúde à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).