Data 01/10/2015 08:43:01
Mestrado em Educação da Univás agora compõe a ANPEd

Um importante passo no processo de consolidação. Assim podemos avaliar a admissão do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) como Sócio Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Essa admissão foi conquistada no dia 29 de setembro após análise meticulosa em um processo de submissão. Anteriormente o Curso já havia sido recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2012 e reconhecido em 2015.

A ANPEd congrega programas e cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação, com professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. "Essa aceitação do nosso curso de mestrado para compor a ANPEd vem novamente comprovar a qualidade das atividades do mestrado em Educação, gostaria de parabenizar toda equipe pelo desenvolvimento das atividades junto a nossa instituição e especialmente ao coordenador José Luís Sanfelice, por liderar e se dedicar com muito carinho e competência as novas metas de trabalho com todo grupo envolvido", ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Domingues.

Participando da associação, o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação terá maiores oportunidades para desenvolver o seu próprio aperfeiçoamento, podendo vivenciar as experiências novas da área. "Com certeza receberemos incentivos que vão aprimorar a pesquisa educacional", analisa a pró-reitora.

Com a admissão, são ampliadas ainda mais as oportunidades de inserção acadêmica e científica de participação por parte dos professores doutores do Curso e também na formulação e desenvolvimento da política educacional do país. Lembrando, que todos os professores doutores do Curso já eram sócios individuais da ANPEd. "Como Sócio Institucional da ANPEd, o Mestrado Acadêmico em Educação da Univás ganha assento, voz e voto em todas as instância e nacionalmente, na principal entidade de representação da área", afirma o coordenador do curso, professor José Luís Sanfelice.

Fóruns
A associação congrega ainda dois importantes fóruns: o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós- Graduação em Educação (FORPRED) e o Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). A ANPEd também promove a principal reunião científica da área e as reuniões científicas regionais, conhecidas por "anpedinhas", das quais os alunos do Mestrado em Educação poderão participar com a apresentação de trabalhos relacionados às suas dissertações.