| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 01/10/2015 16:10:01
Alunos de Medicina realizam evento "Hospital de Brinquedo" em creche do bairro São João

Os alunos do quinto ano do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizaram o evento Hospital do Brinquedo na Creche Irmã Esther Parreira, que fica no bairro São João, no dia 24 de setembro. O trabalho foi proposto dentro do estágio Saúde Coletiva e contou com o apoio da equipe da UAPS/São João e as acadêmicas do curso de Enfermagem. "O maior objetivo do trabalho, além da verificação do cartão vacinal, foi mostrar às crianças que hospitais, Unidades Básicas de Saúde, pronto atendimentos são locais de cuidado e que não é preciso ter medo do médicos e profissionais da saúde", explicou a aluna do quinto ano de Medicina, Marcela Wetzembaur dos Reis, idealizadora do evento.

As crianças foram convidadas a levar para a creche neste dia o cartão de vacina e um brinquedo. Ao chegarem entregavam seu cartão para verificação e levavam seus brinquedos para uma "consulta". "A ação contou com recepção, consultórios médicos, Raio X, farmácia e salas de curativos. Teve muita diversão nos cuidados com os brinquedos", conta a enfermeira da Atenção Primária de Saúde do São João, Mileyde Augusta Santos Bassoli.

"No início foi uma mistura de medo de não sair como esperávamos, de não ficar perfeito, mas junto vinha a alegria a cada ajuda. Depois que tudo estava pronto, foi uma felicidade imensa ver a ansiedade estampada no rostinho de cada criança e a curiosidade de cada uma de como seria tudo aquilo. Por fim cada criança que chegava era uma satisfação sem igual, umas com uma independência de dar inveja, outras com receio e desconfiança, ao final saiam com luvas, toucas, máscaras e felizes da vida. Espero que tenhamos atingidos nosso objetivo, de um jeito único e inesquecível para cada uma delas. Também gostaria de agradecer a querida professora Maria Luiza pelo encorajamento e incentivo", contou a acadêmica Marcela Reis.

A coordenadora da Creche Ir. Ester Parreira avaliou como muito positiva a ação dos estudantes e profissionais de saúde. "O projeto foi um sucesso. O objetivo proposto foi alcançado, levando as crianças a refletirem sobre a importância do cuidado com a saúde e a aceitarem com naturalidade as visitas regulares ao médico, agradecemos pela grande parceria", afirmou. A médica da Atenção Primária Saúde São João/Univás, Maria Luiza Rennó, disse que foi muito bom ver a alegria das crianças. "Foi muito interessante ver o sorriso estampado no rosto dos alunos envolvidos com aqueles pequeninos.Foi um sucesso para todos".

Segundo as agentes de Saúde da Univás, Alessandra Aparecida da S. Fernandes, Neiene da Silva Santos, Raquel Bandeira Faustino foi muito prazeroso fazer parte do evento tão importante. "As crianças do bairro puderam apreciar o dia a dia de uma unidade de saúde. Adoraram a pintura no rosto e também o sorvete. Parabéns aos alunos comprometidos e toda a equipe UAPS/São João", comemoraram. A
coordenadora da UAPS São João, a enfermeira Tatiana Loiola, conta que esta parceria e projeto são muito importantes para a Univás, Creche Irmã Ester e população. "As parcerias entre ensino e serviço proporciona aos moradores serem assistidos em projetos além do convencional estabelecidos pelos sistemas de saúde", destaca.