| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 13/10/2015 11:25:01
Homenagem: Anexo I do Pronto-Socorro do HCSL vai receber o nome do médico Francisco Bernardes Costa

A primeira etapa do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, às 10h, vai receber o nome do saudoso médico Francisco Bernardes Costa, que fez parte da primeira turma do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), formou-se em 1974 e depois especializou-se nas áreas de Pediatria e Puericultura. "O anexo I do novo Pronto-Socorro vai levar o nome dessa pessoa tão especial que tem sua história e trajetória profundamente ligadas ao Hospital Samuel Libânio. Ele serviu com muita alegria todas as crianças que por aqui passaram. Então, nada mais justo que fazer essa homenagem ao Dr. Francisco e valorizar também todos os médicos e pediatras que continuam prestando seu serviços aqui no hospital", ressalta o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões.

Francisco casou-se com Maria Virgínia de Miranda Coelho Costa com quem teve três filhos, os médicos Fernando e Marcelo e o advogado Francisco. "Fiquei muito emocionada, pois a vida do Francisco foi dedicada à saúde, principalmente dentro do Hospital Samuel Libânio. Ele teve a vida pautada pela saúde, o amor e a caridade. Por isso, quando o Dr. Rafael Simões me comunicou dessa homenagem, eu fiquei muito feliz. Aproveito para agradecer em nome dele todos os que lembraram carinhosamente do meu marido", afirmou a esposa do homenageado, Maria Virgínia. O médico pediatra, que faleceu muito cedo com apenas 57 anos, também foi secretário da Saúde, sócio fundador da Clínica Corpus e um dos fundadores da Unimed Sulmineira.

Família
Maria Virgínia conta que em casa, Francisco foi um homem muito especial, tranquilo, educado, muito paciente e amoroso com os três filhos. "Como marido também foi exemplar. Ele foi um amante à moda antiga do tipo que mandava flores. Eu fui muito feliz com ele", disse.

Profissão
No trato com pacientes, Francisco também foi muito admirado. "Ele não distinguia paciente nenhum. Ele sempre pôs o amor e o respeito em primeiro lugar para cuidar de seus pacientes, seus pequeninos, suas crianças", relata Maria Virgínia.

Religião
Segundo Maria Virgínia, o homenageado sempre foi um homem muito religioso que não gostava de perder uma missa e fazia muitos atos de caridade. "Ele certamente está muito feliz de saber que no dia da inauguração, o Pronto Socorro, que ele amava tanto, vai receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida para abençoar todo o serviço prestado ali. É uma bênção para todos nós", revela emocionada.

Apelido
Durante entrevista, Maria Virgínia contou que, na época que começou a lecionar na Faculdade de Medicina, seu marido recebeu um apelido de "Chico Poeira", em referência à área de Puericultura que ele ensinava aos acadêmicos. Muitos amigos e companheiros de profissão mais próximos ainda lembram dele com esse carinhoso apelido.

Mensagem
Maria Virgínia, que é neta do primeiro diretor do HCSL, Custódio Ribeiro de Miranda, fez questão de deixar uma mensagens aos colaboradores que vão prestar serviços no novo Pronto Socorro. "Todos que vão atuar nesse Pronto-Socorro, desde o médico até o mais simples funcionário, devem entender que vão estar lá para fazer o bem. Façam como meu marido fez: no atendimento é muito importante o amor e o respeito, porque os pacientes e familiares que estão ali estão precisando deum cuidado especial, de uma palavra de conforto, uma palavra de carinho, uma palavra de Deus".