| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 21/10/2015 12:34:01
Enelin 2015 recebe especialistas franceses e traz visibilidade para Univás

Momentos especiais de convivência acadêmica e científica acontecem no VI Encontro de Estudos da Linguagem ( Enelin 2015) e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, organizado pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através de seu Núcleo de Pesquisa em Linguagem (Nupel). O evento é realizado no Marques Plaza Hotel de 21 a 23 de outubro com o tema "Linguagem, Tecnologia e Espaço Social". "Uma das metas é colocar a Univás na relação e convivência com outras universidades do país, por isso todos os cursos de pós-graduação de todo o Brasil são convidados. Queremos também dar visibilidade a nossa própria produção e apresentar nossos resultados de trabalho", conta a presidente de honra do Enelin, professora Eni Puccinelli Orlandi, que compôs a mesa solene com o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; o vice-presidente da Fuvs, Luiz Roberto Rocha; a diretora Executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira; e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues.

Durante o evento também foi estabelecido um espaço de reflexão com os trabalhos produzidos por pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior. O professor e educador francês, Jean-Jacques Schaller, da Universidade de Paris XIII, que falou sobre o tema "Fabricar esperança à beira do abismo. Mudemos a direção", disse que veio à Pouso Alegre devido a uma relação longa de trabalho que possui com Eni Orlandi e também por conta do serviço de cooperação internacional com o laboratório de Análises de Discurso. "É uma grande honra ser recebido no Brasil. Isso reforça a colaboração internacional que há entre as duas universidades. O tema do evento é muito importante pois precisamos refletir sobre essa questão das relações sociais em relação à tecnologia e a uniformização do mundo. Estou muito contente de participar desse evento", afirmou. Na abertura do encontro, a pesquisadora francesa Sandrine Reboul-Touré da Universidade Sorbonne Nouvellle-Paris III, falou sobre "As novas formas da vulgarização científica na Internet: Uma análise de discurso em mutação".

O Enelin 2015 traz convidados da França e de várias regiões do Brasil para suas conferências e mesas redondas. "O evento vem de fato confirmar nosso compromisso com as pesquisas, com os estudos, que se preocupam de levar a instituição além da universidade.O Enelim promove uma integração nacional e internacional, por isso nós agradecemos todos os colaboradores que organizaram esse evento tão importante que faz da nossa universidade a receptora de tantos conhecimentos", avalia a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues. A coordenadora do curso de Mestrado e Cultura do campus Universitário do Tocantis, Benedita Celeste de Morais Pinto, esteve presente ao evento, e também ressaltou a parceria da Universidade Federal do Pará com a Univás e o intercâmbio nas áreas de educação e cultura.

"Sempre que organizamos esse evento temos o cuidado de escolher um tema que seja produtivo para o nosso curso de Ciências da Linguagem. Por isso, o Enelim promove sessões de Simpósios Temáticos, sessões de Comunicações e Pôsteres, além de apresentação musical, lançamentos de livros e uma sessão de arte", explica a coordenadora geral, Ana Cláudia Fernandes Ferreira, que compõe a comissão organizadora com Greciely Cristina da Costa e a coordenadora do Nupel, Paula Chiaretti