Data 27/10/2015 13:42:01
Profissionais de saúde e acadêmicos prestigiam abertura da tradicional Semana Médica da Univás

A abertura da 46ª Semana Médica, que é um dos eventos mais tradicionais da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), foi realizada em clima festivo e presença maciça de autoridades e acadêmicos na noite desta segunda-feira, dia 26 de outubro, no Anfiteatro da Unidade Central. A mesa solene foi formada pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões; o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Antônio Homero Rocha de Toledo; o pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza; o diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues; o coordenador do curso de Medicina Luiz Carlos de Menezes e o presidente do Diretório Acadêmico (DA), Gustavo Côrtes."O crescimento e as conquistas do curso de Medicina são frutos de um trabalho de equipe, de profissionais competentes e preocupados com a inserção dos jovens no mercado do trabalho. Oferecemos estrutura e condições para que esses acadêmicos se desenvolvam e obtenham sucesso. Estamos contentes por figurar entre os 34 melhores curso de Medicina do país. Isso traz destaque e credibilidade pra nós e realizamos esse tipo de evento, como a Semana Médica, pensando especialmente aprimoramento dos conhecimentos dos nossos alunos", disse Rafael Simões.

No início do evento, também foi realizado (de forma simbólica) o descerramento da placa de inauguração da nova Cantina da Unidade Central, que possui espaço amplo, arejado, acessível, que vai servir todos os acadêmicos e colaboradores da Univás e do Hospital Samuel Libânio. "Essa cantina vai ser um espaço para alimentação saudável e de confraternização. Vai ser um local para os alunos colocarem os assuntos em dia, discutir as aulas e estreitar os laços de amizade", avalia o presidente da Fuvs.

O evento tradicional traz conferencistas de renome nacional e internacional e palestras que abrangem diversas áreas. "Foi uma corrida contra tempo para fazer o melhor possível. Nossa intenção é que o evento tome proporções maiores a cada ano. Nós acadêmicos estamos felizes e contagiados com as conquistas recentes do curso, sem contar nosso Hospital que está superando todas as expectativas com o trabalho do professor Rafael Simões, que não mede esforços para ajudar e apoiar todos nós", afirmou o presidente do D.A. Gustavo Côrtes.

O diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão, fez uma avaliação do atual momento do curso de Medicina. "Vivemos um momento de muita felicidade pois, após a eleição do Rafael Simões que implantou um novo modelo de administração, conseguimos reconquistar nossa credibilidade e respeito para o curso de Medicina. Os alunos também entenderam a mensagem e com muita mobilização e esforço conseguiram a nota 4 do MEC (com sabor de 5 pois nenhum curso conquistou nota 5 no país). Nossa universidade marca definitivamente seu lugar na história com a tradição de difundir e buscar novos conhecimentos".

No primeiro dia do evento, o médico João Batista Gomes Soares ministrou palestra sobre o "SAEME-Sistema de Acreditação de Escolas Médicas". No mesmo dia, a acadêmica de Medicina, Suelen Bacelar Nunes falou sobre a "Avaliação seriada, o que muda com a Lei dos Mais Médicos?". Ela, que é coordenadora geral da Direção Executiva dos Estudantes de Medicina, destacou também sobre a importância do evento. "A forma que é construída essa Semana Médica com a participação dos acadêmicos é muito relevante. Aqui o estudante tem direito de organizar e estar envolvido com o evento. Isso traz uma formação de criatividade, pró-atividade que é essencial para os acadêmicos", analisa Suelen Nunes.O público alvo do evento são os médicos e profissionais da área da saúde de Pouso Alegre e região, além de acadêmicos dos cursos da Univás e de outras faculdades e universidades da região.

\sa160\sl252\slmult1\qc