Data 28/10/2015 10:50:01
Semana de Estudos Pedagógicos vai até dia 29 de outubro na Unidade de Fátima

"Contexto da Formação Docente". Este é o tema geral da XVII Semana de Estudos Pedagógicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) que vai até 29 de outubro. Na noite desta segunda-feira, dia 27 de outubro, foi realizada a abertura oficial do evento com formação de mesa solene composta pelo reitor Carlos de Barros Laraia; o vice-reitor e diretor da Unidade de Fátima, Benedito Afonso Pinto Junho; a coordenadora do curso de Pedagogia, Vânia dos Santos Mesquita, e a vice coordenadora, Sandra Maria da Silva Sales de Oliveira.

O reitor saudou todos os educadores e acadêmicos de Pedagogia e também de Biologia, presentes ao evento. Ele reconheceu o esforço da comissão organizadora e pediu para que os alunos aproveitassem bastante os momentos de formação.

Já o vice-reitor Benedito Afonso discursou falando sobre a pedagogia moderna."O professor de nossa época precisa lançar mão das possibilidades midiáticas para que consiga aprimorar seus planos didáticos e, consequentemente, atingir seus alunos, que pertencem a um contexto social diferenciado e em construção. O professor de nossa época precisa aliar-se às tecnologias da informação e da comunicação, não para que se mostre um operador técnico e expert em equipamentos, mas para que justamente reafirme a superioridade do homem sobre a máquina. O professor deve aliar-se às novas oportunidades tecnológicas para que reafirme ao final das contas o potencial transformador da educação", afirmou.

A coordenadora do curso também deu as boas-vindas aos presentes a professora do Centro Universitário Salesiano (Unisal), de Campinas, Rúbia Cristina da Cruz, que ministrou palestra sobre "Narrativas na formação Docente". Vânia Mesquita fez questão de agradecer todos que ajudaram no planejamento e realização da Semana Pedagógica, que segundo ela, tem a tradição de contribuir fundamentalmente para formação de professores e acadêmicos da Univás. Ao final do evento, foi realizada apresentação cultural com participação de acadêmicas do 4º período do curso de Pedagogia.