| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/10/2015 09:33:01
CIHDOTT do Hospital Samuel Libânio faz captação de órgãos de paciente de 12 anos

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), fez na sexta-feira, dia 23 de outubro, a captação de rins e córneas de um paciente de 12 anos. Os pais autorizaram a doação após confirmação da morte encefálica por hipoxia pós parada cardiorrespiratória. Os rins ficaram aqui mesmo em Pouso Alegre e as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos, em Alfenas. Com esta última doação, somam-se três de múltiplos órgãos e 52 doações de córneas.

A coordenadora da CIHDOTT do HCSL, nefrologista Daniela dos Santos Zica, afirma que toda a comunidade, como os pais deste paciente de 12 anos, precisa estar consciente e sensibilizada para a importância da doação de órgãos. "A carência de doadores de órgãos é um grande obstáculo para os transplantes no Brasil. A quantidade ainda é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização da população, isso pode mudar. Para muitos pacientes, o transplante é a única forma de salvar suas vidas", afirma a médica.

CIHDOTT

A equipe da CIHDOTT é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos.No HCSL é feita a captação e o transplante de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doadora, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza os procedimentos. Criada no final de 2006, a CIHDOTT atende à determinação do Ministério da Saúde, por meio da portaria 1.752 de 23 de setembro de 2005, que estabeleceu a obrigatoriedade de implantação dessas comissões nos hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos. Seu objetivo principal é a busca ativa de órgãos e tecidos para transplantes.