Data 09/11/2015 16:10:01
VI Festival de Dança do curso de Educação Física resgata cultura com apresentações em vários estilos

O VI Festival Universitário de Dança do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) no dia 4 de outubro no Anfiteatro da Unidade Central. O evento contou com apresentações de dança de alunos do Núcleo da Terceira Idade - Projeto de extensão do curso de Educação Física da Univás. Além disso, o festival teve apresentação dos universitários do 2º período que apresentaram as coreografias da dança típica do nordeste, como o xote. Também houve danças folclóricas, como catira e o baião. O festival também contou apresentação de uma coreografia com as variações do Jazz Dance, Jazz Clássico e Street Dance. O 6º período também participou com uma coreografia bem diversificada.

"Nosso objetivo é divulgar e promover a arte da dança, valorizando a produção dos próprios acadêmicos e o trabalho realizado na disciplina de Dança, integração entre professores e acadêmicos do curso de Educação Física e demais escolas de dança da região", explica a coordenadora do curso, professora Rosy Amaral Silva Ribeiro, que destacou a organização dos alunos do 2º período da disciplina Dança e Atividades Rítmicas.

O evento contou também com apresentações de escolas de dança convidadas que brindaram o público com danças árabes, com as bailarinas Alana Brandão e Mayara Giraldelli; a Corpus Escola de Dança (de Ipuiuna) que apresentou uma coreografia de baile de máscaras com o tema Romeu e Julieta da coreógrafa e professora Michelle de Lima Costa Canela; a Escola Municipal Valéria Junqueira Paduan (de Santa Rita do Sapucaí) , com coreografia realizada pelo aluno do 6º período, João Paulo Ribeiro; a Espaço de Dança Ivan Felipe com apresentação da dança de salão tango, com coreografia de Maria Aparecida Mariosa e professor Wesley; além do Grupo Soul P.A. com o coreógrafo Everaldo Mendes A. Filho - Chokolate.

"Neste ano, apresentamos como novidades as danças folclóricas da catira, do baião e da dança forró típica do nordeste, o xote. As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural do folclore brasileiro, geralmente com músicas animadas e simples com trajes típicos para serem executadas em espaços públicos", destacou o organizador do evento e professor Anderson Rosa Andrade.Ele também contou com a equipe de apoio formado por alunos do 4º período: Welington Augusto Marinho, Aline Gomes de Faria, Tauan Ribeiro Rangel Silva, Francisco Edis Teixeira de Sousa. Destaque para participação especial dos alunos do 6º período: João Paulo Ribeiro, Bianca Aparecida de Melo, Bruna Brenda da Silva e Josiane Aparecida da Silva.