Data 19/11/2015 11:05:01
Univás realiza formatura da 42ª turma de Medicina

"Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar". Com essa frase do poeta espanhol Antônio Machado, o reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, Carlos de Barros de Laraia, parabenizou os acadêmicos da 42ª turma do curso de Medicina, os quais ele passou a chamar de colegas de profissão, e desejou sucesso nessa jornada que começa após a formatura. A colação de grau foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 18 de novembro, com a participação de 72 formandos que receberam o grau de bacharéis em Ciências Médicas em cerimônia oficial da Univás.

A composição da mesa solene foi formada pelo reitor, Carlos de Barros Laraia; pelo diretor da Unidade Central, professor Antônio Carlos de Aguiar Brandão; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo; o coordenador do curso de Medicina, Luiz Carlos Menezes; o patrono da turma, professor Alexandre Ciappina Hueb e pelo paraninfo, professor Wander José Fortunato.

Após a execução do Hino Nacional os formandos fizeram o juramento que, em nome da turma, foi proferido pelo aluno Lucas Huhn Firmino. "Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra".

Em seguida, a graduanda Luísa Veronez da Costa, representando os demais acadêmicos, recebeu do reitor a outorga de grau. O paraninfo da turma, professor Wander José Fortunato, entregou os certificados de conclusão de curso aos formandos. O encerramento da sessão solene de Colação de Grau foi declarado pelo reitor Carlos Laraia, que agradeceu a presença dos membros da mesa e ressaltou a importância da presença e luta dos familiares dos novos médicos durante toda jornada acadêmica.