Data 26/11/2015 08:49:01
Acadêmicos doam litros de óleo para Hospital Samuel Libânio em abertura da Semana de História

Acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram na noite desta quarta-feira, 25 de novembro, de uma ação social doando litros de óleo na abertura da XVI Semana de História. Neste ano, o evento aborda o tema "História, Ensino e Sociedade" e está sendo no Catetinho que fica na Unidade Fátima. Antes da primeira palestra, a coordenadora do curso de História, professora Marilda Laraia, agradeceu os alunos pela colaboração e a presença da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues.

O professor da Unicamp Renato César Ferreira Fernandes proferiu a primeira palestra da semana abordando o tema "História, Sociedade: Ideologia e Fronteiras". Renato é doutorando em Ciência Política na área de História do Pensamento Político Latino-Americano. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história do pensamento político, teoria dos partidos políticos, teoria marxista e ciência política.No mesmo dia foi realizado um relato de experiência com o professor Adriano Barreiro que falou sobre "Experiência do Ensino de História".

Nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, às 14h, haverá oficina sobre "O documento histórico como fonte de ensino e pesquisa-Parte I", ministrada pela professora Karla de Aparecida Maestrini (Arquivo Público do Estado de São Paulo). Ainda hoje, às 19h, está programado o Minicurso que vai abordar o tema "Tecnologias digitais na sala de aula: Metodologias e práticas" coordenado pelos professores Rosimeire Aparecida Soares Borges e Everton Augusto da Silva.

O evento nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, às 14h, com oficina sobre "O documento histórico como fonte de ensino e pesquisa-Parte II", que será ministrada pela professora Karla de Aparecida Maestrini (Arquivo Público do Estado de São Paulo). Também haverá palestra, às 19h, com o tema "O Plano de Carreira do Professor do Estado de Minas Gerais", ministrada pela Jordana Domingos Ferreira, que é coordenadora de Área da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre.