| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 30/11/2015 10:55:01
Centenas de pessoas participam da caminhada Novembro Azul realizada pelo Hospital Samuel Libânio

Mais de mil pessoas se reuniram em torno de um único objetivo na manhã deste sábado, dia 28 de novembro: conscientizar a população sobre a prevenção e perigos do câncer de próstata. A caminhada da campanha Novembro Azul realizado pela primeira vez pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), através do serviço de Oncologia, e em parceria com a Oncominas e a Unimed, também arrecadou litros de leite para o Hospital. "Nosso objetivo é interagir com as pessoas e orientar principalmente os homens a cuidar melhor de sua saúde procurarando um médico com mais frequência. Queremos sempre o melhor para a população de Pouso Alegre", disse o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Rafael Simões, que participou do evento ao lado de sua esposa Ana Simões.

No início do evento, por volta das 8h, os acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) fizeram uma sessão de alongamento para os participantes na Praça Senador José Bento. O percurso da caminhada seguiu de forma animada com balões, fogos e música em direção à avenida Dr. Lisboa, passando pela avenida Vicente Simões, avenida prefeito Tuany Toledo, até chegar na unidade Fátima da Univás."Temos que trabalhar esse tema e conscientizar o ano todo mas neste mês de novembro damos esse destaque para a prevenção do câncer de próstata com objetivo de atingir uma parcela maior da população masculina. Obrigado pelo apoio aos profissionais do Hospital e pela presença de todos", agradeceu a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.

Durante a caminhada, foram entregues panfletos e realizados esclarecimentos pelos profissionais das equipes de Oncologia e Urologia, que trouxeram informações e conscientização sobre o Câncer de Próstata. Também foi servido um café especial com muitas frutas e sucos para todos os participantes. "Nosso evento foi um sucesso e pretendemos repeti-lo no ano que vem com mais força ainda. Nos sentimos orgulhosos de participar da Campanha Novembro Azul", afirmou a representante da Oncominas, Aline Patrícia Azevedo.

Campanha
Cerca de 7% dos homens em todo o Brasil têm câncer de próstata, sendo que a doença pode ter 80% de cura se diagnosticada de forma precoce. Ao longo do mês de novembro, o setor de Oncologia do HCSL realizou outras ações para estimular a procura pelos serviços de saúde e a realização dos exames preventivos. Mais informações pelo telefone 3429-3448.