| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 11/12/2015 09:21:01
Colaboradores avaliam positivamente curso de Libras realizado através da Pró-reitoria de Graduação

O curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado através de um projeto da Pró-reitoria de Graduação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), chegou ao fim nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro e obteve uma avaliação muito positiva de todos os participantes. As aulas começaram no dia 6 de novembro e foram realizadas com colaboradores da Fundação de Ensino Superior do Vale Sapucaí (Fuvs) com o objetivo de atender o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que entra em vigor no início de 2016.

O colaborador Wanderley Marcolino de Faria disse que gostou muito de fazer o curso que melhorou sua comunicação com pessoas deficientes."No começo do curso achei bastante difícil mas a professora sabe muito e é muito paciente. Foi muito bom aprender as letras, números, como atender essas pessoas compreendendo e dando atenção", ressaltou Wanderley elogiando o trabalho da professora e especialista em Língua Brasileira de Sinais, Ana Carolina Sales Oliveira.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que instituições de ensino do Brasil tem que dar condições para que as pessoas com deficiência, nos mais diversos aspectos, possam se inserir no ambiente de aprendizagem."É um trabalho de inclusão social que uniu funcionários da Fundação. Foi muito bom aprendermos todas as noções básicas que possibilitam a melhoria da comunicação com o deficiente auditivo. Gostamos tanto de aprender sobre o assunto que pedimos para que o curso possa ser intensificado no futuro", conta a colaboradora Roberta Valias.

O pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza, disse que esse é o primeiro passo para capacitar os servidores ligados ao atendimento ao público vários setores da Fuvs. "Não se trata somente de uma exigência formal. Temos uma visão muito maior dessa questão. Queremos que a Univás se coloque verdadeiramente na sociedade como exemplo de inserção dessas pessoas com deficiência", explica.

Vinte participantes da Univás, Colégio Anglo e Colégio João Paulo II participaram do curso de Libras que teve aulas às segundas e quintas-feiras das 19h às 22h. "Esse curso é apenas uma semente de um Núcleo de Acessibilidade e Inclusão que está sendo implantado na instituição", conta o pró-reitor de Graduação.