Data 15/12/2015 09:18:01
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas da Saúde é destaque em evento nacional realizado no Piauí

O Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde (MPCAS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi destaque no 1º Encontro de Mestrados Profissionais realizado de 3 a 6 de dezembro na cidade Luís Correia, no Piauí. O professor José Dias da Silva Neto representou a Univás no evento articulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Para que as pessoas possam entender o nível do mestrado oferecido pela Univás é importante ressaltar que recebemos nota 4 da Capes na sua última avaliação. Essa nota é a maior de todo o país. Existe uma luta entre todos os mestrados profissionais que existem no Brasil para chegar nessa nota 4 que nós já possuímos. Por isso, o interesse despertado pela Univás no evento", explica o docente.

A Univás vem se destacando por desenvolver um trabalho fundamental para absorver indivíduos que já estão no mercado de trabalho, neste caso profissionais de saúde, para que possam desenvolver projetos no meio acadêmico com todo o rigor científico e produzir, ao final de seu curso, produtos para a sociedade. "O produto pode ser um protocolo, uma alteração de protocolo, uma patente de um material a ser utilizado pelo ser humano ou um software que auxilie no dia-a-dia de uma clínica", esclarece o professor.

A Universidade possui também o maior número de alunos concluintes de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde e maior número de produtos e artigos científicos do país. "Nosso mestrado também é destaque por ser multiprofissional tanto no campo discente como docente envolvendo e misturando profissionais de todas as áreas em trono de um único objetivo: promover a melhora da saúde na sociedade. Comprovamos aqui na Univás que a verdadeira união é a soma dos diferentes", conta José Dias.

Produtos

Muitos produtos patenteados da Univás ainda não podem ser divulgados pois estão sob a proteção do Instituto Nacional de Patentes, que é um órgão governamental que protege os inventores e os frutos dos seus trabalhos. Porém, o professor José Dias falou sobre um destes produtos que teve sua participação direta pois foi orientador do aluno que fez o projeto. Tudo começou, quando José Dias, que é dentista, idealizou um estudo de um cimento regenerador de raiz do dente feito à base de cálcio e fósforo, que são constituintes básicos do osso e também da raiz. Isso possibilitou a criação de um modelo e trabalho experimental em animais."Esse cimento fica em contato direto com o osso que reconhece o produto como se fosse dente e ao contrário o dente reconhece o produto como se fosse osso. Isso acontece pela composição física e química do cimento. Além de ser biocompatível, o cimento também possui resistência à compressão resistindo às cargas mastigatórias", ensina o professor.

Com a comprovação da eficácia do produto, um dos alunos da Mestrado da Univás se interessou em fazer um estudo clínico do cimento em pacientes humanos, através de um protocolo liberado pelo Conselho de Ética, que entendeu que o cimento possui um potencial de auxílio às pessoas e uma contribuição científica enorme."O resultado foi fantástico pois do estudo originou-se dois artigos publicados em publicações de renome e também uma patente. O cimento agora está passando por um processo de industrialização para distribuição e comercialização", comemora o professor.

Liderança

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Silva Domingues, também comemora o destaque nacional da Univás."A Pós-Graduação da Univás ganha cada vez mais afirmação com produtos e pesquisas realizadas aqui. Temos atualmente um desenvolvimento incrível e um corpo docente extremamente capacitado. Um dos melhores presentes que recebi nesse final de ano foi esse reconhecimento do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde em todos os cantos do país. Estou muito contente com toda a produção realizada aqui que é realizada com o objetivo de auxiliar a sociedade", ressalta Andrea. Ela fez questão de agradecer o apoio irrestrito do presidente da Fuvs, Rafael Simões, e do reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, e toda equipe da Pós-Graduação. "Temos uma equipe muito unida que veste a camisa da Univás e Fuvs. Estou contente, pois a Univás já tem um lugar marcado na Pós-Graduação feita com seriedade e qualidade nesse país", conclui.

Professor José Dias da Silva Neto

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Silva Domingues