| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 11/01/2016 10:50:01
Hospital das Clínicas Samuel Libânio inaugura nova UTI

Indo na contramão de tudo que está acontecendo neste momento na saúde do país, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio(HCSL) inaugurou neste sábado, dia 9 de janeiro, uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que aumentou a capacidade em 60%. "Enquanto vemos tantos hospitais públicos fechando, santa-casas encerrando seus trabalhos, aqui no Samuel Libânio, estamos abrindo novos leitos na UTI e com isso trazendo novos empregos e atendendo aquela parcela da sociedade que mais precisa e que depende do SUS. É um momento de muito orgulho e muita alegria que decorre de um ato de solidariedade e generosidade dessa família tradicional de Pouso Alegre", comemora o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões. O Hospital conta agora com 10 leitos a mais na UTI, passando dos atuais 18 para 28 leitos que atenderão toda população do Sul de Minas a partir do dia 18 deste mês.

Para equipar a nova UTI Adulto do HCSL, a Fuvs contou com o apoio da família dos saudosos Fábio Paiva Garcia e Maria Salete Faria Garcia, representados pelo empresário Fábio Paiva Garcia Filho, que fez a doação de recursos para a aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários. "Nossa família foi educada assim e tem essa cultura de participar e melhorar a sociedade. Sempre confiamos nesse trabalho sério, transparente e honesto do Rafael Simões no Hospital e ficamos muito emocionados com essa inauguração. Acreditem que com honestidade, trabalho e ajuda ao próximo é possível vencermos juntos as dificuldades e sermos felizes", afirmou o empresário Fábio, que falou em nome de suas irmãs Giselda, Letícia, Maria Laura e Maria Lucilla.

Equipamentos e mobiliário

Com os recursos destinados pela família Paiva Garcia foi possível o Hospital Samuel Libânio adquirir conjuntos de móveis e utensílios em aço inoxidável. A nova UTI Adulto está dotada de 10 camas Fowler modelo UTI com grades laterais; duas macas transporte em inox, com grades laterais e suporte para cilindro de oxigênio; dois carros de emergência com gavetas; 20 suportes de soro com roda; dois carros curativo tampo em inox; duas cadeiras de banho e uma cadeira de banho para obeso.
E o apoio da família Paiva Garcia não parou por aí. O empresário Fábio Filho ainda fez a doação de um Cardioversor Portátil modelo TEB CV10+, um Aspirador em Móvel modelo R2D2 Fanem e de dois equipamentos Ventilador Modelo MicroTak Resgate 920.
Também foi adquirido com recursos oriundos da família um Eletrocardiógrafo Digital modelo EP 12, um aparelho Bipap Synchorony II e um Umidificador do Bippap.

Mão de obra e alvenaria

O restante da obra, que envolve mão de obra e alvenaria, ficou sob a responsabilidade da FUVS, mantenedora do HCSL, que utilizou recursos próprios para a construção. "O trabalho do time do Hospital Samuel Libânio é reconhecido em toda nossa região pelo compromisso da equipe, a união e força de cada colaborador. Todos juntos fazemos a diferença e os resultados positivos aparecem. Não tenho palavras para agradecer todo o esforço da família Paiva Garcia, que gentilmente nos ajudou na concretização deste sonho, ampliar o número de vagas na UTI Adulto para atender toda demanda de nossa região. Minha gratidão eterna a essa família que é exemplo de amor e dedicação ao próximo", disse emocionado o presidente da Fuvs, Rafael Simões.

Família Paiva Garcia: História de dedicação a Pouso Alegre

A família do empresário Fábio Paiva Garcia Filho representa cinco gerações de exemplo de amor e dedicação à comunidade. O início de tudo aconteceu com o comendador José Garcia Machado, o ilustre comendador José Garcia, reconhecido como uma das principais figuras políticas de Pouso Alegre no século 19. Comendador José Garcia tinha como um de seus princípios de vida a luta em favor da sociedade. Era reconhecido como benemérito e muito caridoso. Um dos fatos de sua maior relevância de atuação foi sustentar durante três anos, com recursos próprios, a Santa Casa de Misericórdia que existia em Pouso Alegre, onde hoje é o Educandário Nossa Senhor de Lourdes, na Rua Adolfo Olinto.
Comendador José Garcia também contribuiu de forma inestimável com a construção da antiga Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus Crucificado de Pouso Alegre, hoje a Catedral Metropolitana.

Já Cândido Garcia Machado, o Sr. Machado, como era conhecido foi vereador de Pouso Alegre por três mandatos (1946 a 1958), vice-prefeito (1958 a 1962) e prefeito da cidade (1963 a 1967). Empreendeu obras importantes para o município, como por exemplo a criação da primeira estação de tratamento de água de Pouso Alegre.Seguindo os passos da solidariedade, compromisso e dedicação à comunidade, a família Paiva Garcia continua a incansável atuação na promoção da dignidade humana, através de ações que beneficiam a sociedade.