Data 15/01/2016 11:15:01
Univás realiza colação de grau da 13ª turma do curso de Psicologia

Em um dia de comemoração e gratidão, de conclusão de um ciclo e início de outro, foi realizada a colação de grau de 28 formandos da 13ª turma do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 14 de janeiro, no Anfiteatro da Unidade Central, que ficou lotado com os pais, familiares e amigos dos graduandos. "Aproveito para parabenizar seus pais que lutaram tanto e sempre estiveram do lado de vocês para que esse momento acontecesse de forma tão brilhante. Alunos e amigos tenho certeza que nossa convivência na Univás teve muitos aprendizados e ensinamentos. Essa turma marcou com certeza seu espaço na história dessa universidade", disse o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, que representou o reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia no evento. A mesa da solenidade foi formada também pelo diretor da unidade Central da Univás, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a coordenadora do curso, professora Maria Inês Bustamante de Carvalho; o paraninfa da turma, professora Marcia Maria Coutinho de Oliveira e o patrono e professor Alessandro Caldonazzo Gomes.

O juramento foi proferido, em nome de toda a turma, pela formanda Priscila Machado Esteves. "Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a Serviço da Sociedade Brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia, como ciência e profissão, na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições. Prometo ainda, que no exercício da escuta, guardarei em silêncio, os segredos a mim confiados."

Em seguida ao juramento foi realizada a outorga de grau com a participação da graduanda Talita Aparecida Reis Paiva Fernandes. Ela recebeu do professor Antônio Homero, em nome de toda a turma, o grau acadêmico de Psicólogo. Logo depois, todos os formandos receberam nominalmente seus certificados.

O orador da turma Bruno Lamarão do Nascimento disse que apesar da responsabilidade sentia-se honrado pela incumbência de falar sobre a turma. "É chegada a hora de dizer: Eu sou psicólogo(!) Eu quero me orgulhar em dizer que me formei com cada um de vocês. Por isso, eu desejo do fundo do coração é que cada um seja o melhor que puder, sempre (!) E que durante essa jornada sejam muito felizes através dessa profissão fascinante", afirmou.

A paraninfa da turma, professora Marcia Maria Coutinho de Oliveira, também fez uso da palavra e emocionou os formandos falando de amizade e a responsabilidade da profissão.Os formandos fizeram homenagens para alguns professores, com placas entregues por Douglas Willian Moreira, e aos seus pais, ofertando rosas durante a solenidade.