Data 03/02/2016 11:58:01
Momentos de emoção e gratidão marcaram a colação de grau do curso de Ciências Contábeis

A colação de grau de 38 alunos do curso de Ciências Contábeis foi realizada na noite desta terça-feira, dia 2 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O ato foi comandado pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Silva Domingues, que representou o reitor Carlos de Barros Laraia. A mesa foi formada também pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Nelson Lambert de Andrade; o professor e paraninfo da turma, João Bosco de Santana; o professor e patrono da turma Kleber da Silva Garcia e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Silvestre Cândido de Souza Turbino.

O juramento foi feito pela acadêmica Juliana Angélica Moreira Andrade em nome de toda turma. "Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da ciência contábil, o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão".

Em seguida foi realizada a outorga de grau. A aluna Jadila Monique de Faria Silva, representando a turma, recebeu da professora Andrea Domingues, o grau acadêmico de bacharel em Ciências Contábeis. Depois que os formandos receberam seus certificados nominalmente, a oradora da turma Aline Fernandes de Oliveira, que agradeceu aos professores, pais e familiares pela conquista. "Hoje encerramos mais um ciclo em nossas vidas, mas abrimos outros. Enxergo este momento como uma árvore frondosa, da qual o tronco está constituído pelo nosso curso de Ciências Contábeis e os galhos e frutos, pelas nossas escolhas e aplicações do que aprendemos (...) Agora somos contadores e não se trata de mais um profissional, mas sim o complemento da essência pessoal que cada um buscou no seu interior para se lançar em um mercado promissor. Toda escolha é bem sucedida, quando o coração consegue determinar, na mente, os fatos da decisão correta", discursou.

Durante o evento, os alunos Rafaela de Almeida Amaral e Rodrigo Alves de Oliveira receberam o diploma de honra ao mérito do Conselho Regional de Contabilidade pelo primeiro e segundo lugares no curso de Ciências Contábeis.

Demonstrando toda a gratidão por ter sido escolhido como patrono da turma, o professor João Bosco Santana, fez um discurso emocionado. "Considere este ponto como o de partida, se compararmos a uma viagem considere que vocês chegaram na estrada boa, daqui para frente vocês receberão os frutos dos esforços que fizeram, vão andar mais com menos combustível e menos desgaste. Nos encontraremos por aí, onde quer que estejam lembrem-se do amigo que aqui ficou e contem comigo", disse.

No final da cerimônia, a pró-reitora Andrea Domingues leu mensagem do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, que não pôde estar presente ao evento mas fez questão de deixar algumas palavras de entusiasmo e agradecimento aos formandos e seus familiares