Data 04/02/2016 09:30:01
Colação de grau de formandos do curso de Educação Física é marcada pela animação dos acadêmicos

A animação é sempre uma marca da colação de grau do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). E neste ano não foi diferente.A cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central tinha um clima de uma verdadeira festa. A mesa solene foi composta pelo professor Guilherme Carrozza, pró-reitor de Graduação, que no ato representou o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; a professora e coordenadora do curso de Educação Física Rosy Amaral e o professor e paraninfo da turma Maurício Borges de Oliveira.

O formando João Paulo Fernandes Simões fez o juramento em nome da turma: "Juro, pela minha fé e minha honra e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionais em prol da saúde e educação de toda a população, bem como da prática esportiva dos atletas, atendendo determinações legais de correntes da exclusividade desta profissão na prestação de serviços à sociedade neste campo, destacando meu papel de educador, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, para um estilo de vida ativo e o bem estar de todos".

Em seguida, os acadêmicos participaram da outorga de grau. A aluna Karla Alembra da Silva, representando a turma, recebeu do pró-reitor Guilherme Carrozza, o grau acadêmico de bacharel em Educação Física. Depois que os 37 formandos receberam seus certificados nominalmente, o orador da turma Luan Santos do Nascimento fez o uso da palavra agradecendo, homenageando e emocionando os professores presentes. "Fazemos parte hoje de uma pequena elite, que se forma em bons cursos superiores, Educação Física. Acreditem na força de uma ideia, acreditem nesta mudança em massa, usem a inteligência dada por Deus a vocês e o conhecimento adquirido ao longo deste curso para mudar a sua realidade. (...) É hora de fazermos a diferença de nos tornarmos protagonistas de um mundo melhor, de enfrentarmos os obstáculos da vida de peito aberto, cabeça erguida e não nos importar com os socos que levaremos ao longo do caminho. (...) Que nossa despedidas sejam eternos reencontros, pois seremos leões até o fim", discursou.

O professor Maurício Borges de Oliveira também fez uso da palavra ressaltando a importância da ética na profissão e agradeceu por ter sido escolhido pela turma como paraninfo. Mostrando carinho pelos educadores, as formandas Ana Karine Fernandes e Isabela Amaral Bolzan Ribeiro homenagearam os professores com placas. No final da cerimônia, o pró-reitor Guilherme Carrozza leu mensagem do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, que não pôde estar presente ao evento mas fez questão de deixar algumas palavras de entusiasmo e agradecimento aos formandos e seus familiares.