| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/02/2016 19:42:00
Univás é aprovada com 100% de aproveitamento no Projeto Rondon 2016

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) está em festa. A coordenação geral do Projeto Rondon do Ministério da Defesa divulgou em seu site oficial a classificação da Univás, com 100% de aproveitamento para a edição 2016, denominada Operação Itapemirim, que será realizada no Estado do Espírito Santo (ES), no período de 16 de julho à 1º de agosto de 2016.

Segundo o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo a notícia de classificação da instituição no Projeto Rondon é de extrema importância. "Esse é um momento muito especial para a Fundação e a Univás. Nossa classificação, com 100% de aproveitamento demonstra nossa credibilidade perante o Ministério da Defesa. Para os alunos é uma oportunidade única de vivenciar a realidade do Brasil e poder colaborar com a qualidade de vida dos menos favorecidos", disse.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

A Operação Itapemirim, que contará com a presença de alunos e professores da Univás terá como missão capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações. Representando a Univás participam os professores Camila Claudino Quino Pereira, Rita de Cássia Pereira e Igor Souza Nogueira Oshiro.

O Projeto Rondon também contribui para a formação do universitário como cidadão, além de integrar o acadêmico ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país. "Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, bem como estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas também são objetivos deste projeto", lembrou o reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia.

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões comemorou a inserção da instituição em mais uma edição do Projeto Rondon. "O ingresso mais uma vez da nossa Universidade no Projeto Rondon do Ministério da Defesa é a prova de que estamos no caminho certo. Com a união do time da Fundação, isso envolve colaboradores, professores, alunos, a cada dia subimos um degrau. É um privilégio para nossa Univás estar entre as melhores instituições do país neste projeto. Sinal de que nossos alunos estão tendo a oportunidade de receber um conhecimento de qualidade e excelência e de que todo nosso esforço está colhendo bons resultados", finalizou Rafael Simões.