| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 23/02/2016 15:29:01
Residentes iniciam novas etapas no Hospital das Clínicas Samuel Libânio

Seis médicos residentes do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) se "despediram" nesta semana dos seus colegas e preceptores. A boa notícia é que cinco deles permanecem na instituição iniciando a jornada de especialização em várias áreas médicas. Outros médicos residentes também deixam a fase chamada de R1 e começam nova etapa nomeada como R2. "São dois anos de residência. No primeiro ano (R1) são realizados os aprendizados de técnicas e no segundo ano (R2), os residentes começam a fazer cirurgias acompanhados dos médicos preceptores", explica o médico e coordenador do Programa de Residência Médica, Luís Carlos de Meneses.

Segundo ele, a relação do médico residente com o médico preceptor é de cumplicidade. "Nós precisamos deles como Hospital Universitário com número alto de procedimentos e os residentes necessitam de nós para seu aprendizado. É sempre assim aqui no Hospital: um querendo e ajudando muito o outro", conta Meneses.

O médico Vinícius César Furquim disse que a opção pela residência do HCSL aconteceu quando comentou que procurava especialização em cirurgia geral e foi aconselhado por professores e médicos em tentar vaga no Hospital Samuel Libânio. "Estou entrando no segundo ano de residência e percebo que nossa relação com os professores médicos está cada vez melhor. O contato diário com os pacientes é com certeza muito enriquecedor para todos nós e só temos a agradecer essa excelente oportunidade", ressalta Furquim.

A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (COREME). A Residência Médica tem sido muito concorrida, em média são 60 candidatos por uma vaga.