Data 23/02/2016 16:59:01
Univás realiza I Encontro sobre Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem

Com o objetivo de trocar experiências sobre novas formas de aprendizagem e ensino em sala de aula a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realiza o I Encontro sobre Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Os encontros serão realizados sempre às terças-feiras e conta com a participação de 41 professores da Univás. O evento coordenado pelos professores Guilherme Pincelli e Igor Hoshiro recebe apoio do Pró-Reitor de Graduação, professor Guilherme Carrozza, que deu as boas-vindas para os participantes na tarde desta terça-feira, dia 23 de fevereiro.

O professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), João Batista Turrioni, foi um dos convidados do encontro. "Nós vivemos num período onde as mudanças acontecem muito rápido. Nós temos que estar preparados para essas mudanças, na maioria advindas de inovações tecnológicas. Temos que repensar nosso processo de ensino e aprendizagem para que a gente desenvolva competências nos alunos não só para o desenvolvimento de conhecimento de forma mais participativa e colaborativas mas também ter um senso crítico na hora de acessar a informação", analisa Turrioni, que é engenheiro mecânico, com mestrado e doutorado em Gerência de Produção e coordena um grupo de "Inovação Acadêmica" na Unifei.

O professor José Leonardo Noronha, também da Unifei, falou sobre a aprendizagem durante a confecção de trabalhos. "Trabalhamos com aprendizagem ativa onde o envolvimento de mais pessoas é fundamental. Estou abordando essa questão de aprendizagem por times, por grupos, onde a gente junta alunos para desenvolvimento de atividades onde o aprendizado vem do próprio estudante durante confecção de trabalhos. É o aprender fazendo", conta Noronha, que é coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unifei.