| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 24/02/2016 15:42:01
Alunos do curso técnico de Enfermagem recebem treinamento antes de estágio no Samuel Libânio

Os alunos do curso técnico em Enfermagem do Colégio João Paulo II participaram de um treinamento na primeira semana de estágio. No dia 18 de fevereiro, eles acompanharam palestras dos professores Johnny Mascarenhas e Adriana Giorgete, responsáveis pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). "Os professores abordaram importantes temas sobre a qualidade da assistência, a segurança do paciente e a importância do papel do técnico de enfermagem nesta temática", conta o coordenador e professor João Batista Cunha.

No treinamento, foram esclarecidos diversos assuntos sobre a segurança do paciente (conforme portaria 529 de 1/4/13 do Ministério da Saúde). Também foram apresentadas algumas situações em vídeo para despertar a reflexão e discutido casos do cotidiano para inserir o aluno neste contexto e mostrar que ele é integrante ativo deste processo. "Acreditamos que a informação, o ensino e o treinamento embasados na legislação, na ética e avanços técnico-científicos são capazes de assegurar uma assistência segura ao paciente. Nesta linha de pensamento, focado na qualidade e na segurança, todos ganham: os pacientes e sua família, as instituições e os profissionais envolvidos, bem como todo o sistema de saúde envolvido", avalia o professor João Batista.

A meta do Colégio João Paulo II é aprimorar a qualidade do ensino a cada dia e manter a qualidade dos melhores profissionais técnicos da área da saúde em toda região. "No Colégio não vendemos cursos, mas, sim, realizamos sonhos", conclui o coordenador.

Treinamento I

Os mesmos alunos também estiveram reunidos para outro treinamento antes de serem encaminhados para os setores do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. "Era muito importante orientá-los sobre as questões relacionadas à prevenção e controle de infecção, prevenção de acidentes, doenças ocupacionais, preocupação com o meio ambiente e o descarte correto do lixo hospitalar. Nossa intenção e deixar o aluno mais informado possível para que possa desenvolver com segurança e qualidade todas as atividades propostas no campo de estágio", afirma João Batista Cunha.

O treinamento foi ministrado pelos técnicos de Segurança do Trabalho Daniel Tai e Luciano Cristóvão e o farmacêutico Gilson de Oliveira. As duas palestras reforçaram e orientaram sobre a importância de seguir normas e procedimentos de biossegurança e adotarem ações sustentáveis, atendendo assim as exigências da ANVISA e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), criando e proporcionado um ambiente seguro e saudável para os futuros profissionais. "Outro ponto importante a ser considerado é a preocupação com a qualidade da formação de nossos alunos. São pessoas que estão sendo treinadas para cuidar de outras pessoas e o CJP II, através de seus professores e funcionários, juntamente com todos os seus parceiros não medirá esforços para que este objetivo seja alcançado: Formação de profissionais de excelência", analisa o palestrante Daniel Tai.