| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 26/02/2016 08:37:01
Hospital Samuel Libânio começa a beneficiar população com cirurgias por videolaparoscopia

Mais uma vez o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre mostra sua preocupação em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. A gestão atual, na figura do presidente da Fuvs Rafael Simões, providenciou a aquisição de novos equipamentos que possibilitam a realização de cirurgias por videolaparoscopia trazendo benefícios como menor tempo de internação, baixos índices de infecção e recuperação precoce dos pacientes. "A atual gestão do Hospital está agindo de forma muito nobre disponibilizando esses materiais e pedindo em contrapartida que nós médicos façamos essas cirurgias minimamente invasivas também pelo Sistema único de Saúde (SUS). Isso vai trazer um benefício muito grande para toda a população de Pouso Alegre e região. Nosso objetivo é proporcionar o melhor tratamento para todos os pacientes independente do tratamento ser realizado pelo SUS, convênios ou privado", afirma o coordenador do Departamento de Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica do Hospital Samuel Libânio, Dr. Daniel Nassar.

O equipamento é referência para esse tipo de procedimento e já está sendo utilizado pelas equipes cirúrgicas do Hospital Samuel Libânio. "Nos procedimentos laparoscópicos são realizadas em média quatro pequenas incisões de 5 milímetros a 1,2 centímetro na parede abdominal e por esses pequenos cortes são inseridos instrumentais que auxiliam na realização da cirurgia. O equipamento possui uma endocâmera que permite a visualização imediata do interior do abdome em um monitor possibilitando a realização do procedimento cirúrgico pela equipe cirúrgica", explica o cirurgião.

Desde janeiro

As cirurgias laparoscópicas vêm sendo mais frequentemente realizadas no Samuel Libânio desde janeiro, ocasião em que o Hospital recebeu o equipamento. "A medida que as equipes se familiarizam com o equipamento e com as rotinas laparoscópicas que envolvem cuidados e esterilização do material, os procedimentos serão realizados mais rotineiramente e o Hospital terá a possibilidade de acolher mais pacientes, vamos caminhar a passos largos! Nossa intenção é realizar cirurgias de alta complexidade em oncologia pela técnica laparoscópica. O instrumental está sendo providenciado pela atual gestão que apoia os médicos em todos os sentidos", conta Dr. Daniel Nassar.

Entenda os benefícios da cirurgia por laparoscopia

No caso da cirurgia convencional ou aberta, os médicos fazem uma incisão na parede abdominal do paciente. "É feito um corte na parede abdominal por onde são acessadas as estruturas comprometidas pela doença. No caso de um cálculo na vesícula biliar, por exemplo, realiza-se um corte de aproximadamente 20cm no abdome através do qual se identifica e remove a vesícula para depois fechar a cavidade abdominal", esclarece Dr. Daniel Nassar. Na cirurgia convencional, o tempo de internação e de recuperação são maiores (até 45 a 60 dias), pois há dor mais intensa e limitação às atividades.

Já no procedimento laparoscópico a cirurgia pode ser feita até em caráter de "hospital-dia", quando o paciente é internado pela manhã e, em determinados casos, é liberado à noite. Além disso, os índices de infecção são muito menores e o ônus para o Sistema Único de Saúde (SUS) é muito menor. "O ônus a médio e longo prazo para a instituição é muito menor, pois podemos disponibilizar o tratamento de muitos outros pacientes. Se na cirurgia convencional temos que manter o paciente internado em torno de 3 dias, na cirurgia laparoscópica reduzimos o período de internação para 1 dia e assim conseguimos internar outras pessoas no leito que estaria ocupado. Com tudo isso aumenta muito a abrangência da assistência que podemos dar à população e o mais importante, com qualidade!", avalia o cirurgião. Ele enfatiza que outro benefício, é a recuperação precoce dos pacientes, que em torno de 15 dias, podem voltar as suas atividades normais.

Coordenador de Cirurgia Geral do HCSL

Daniel Nassar é natural de Barbacena, graduado no curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e possui um extenso currículo profissional. Ele fez residência médica em Cirurgia Geral no HCSL em Pouso Alegre, Cirurgia de Urgência e Trauma no Hospital Municipal Odilon Behrens e Cirurgia Oncológica no Hospital Luxemburgo/Fundação Mario Penna, ambos em Belo Horizonte. Em 2008 firmou residência em Pouso Alegre , e assumiu a coordenação do Departamento de Cirurgia Geral e a responsabilidade técnica do Departamento de Cirurgia Oncológica do Hospital Samuel Libânio em 2012. "Esse Hospital é minha escola, onde comecei e onde quero continuar trabalhando e oferecendo medicina de qualidade para toda a população", ressalta Nassar que é casado com Fabíola há 10 anos e tem duas filhas Melissa e Elis.