| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 01/03/2016 11:59:01
Rafael Simões dá as boas-vindas para novos residentes e pede atendimento humanizado

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, fez questão de dar as boas-vindas aos 30 novos médicos residentes do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) na manhã desta terça-feira, dia 1 de março. "A vinda de vocês é muito importante para nós, pois estamos fazendo um trabalho muito forte no Hospital, que atende 90% de pacientes do SUS. Dessa forma, quero pedir a todos vocês que atendam as pessoas com muita humanidade, tratem os pacientes como se fossem suas mães, pais e irmãos. Graças a Deus e ao trabalho dedicado da nossa equipe estamos tendo muitas conquistas e o apoio da população. Precisamos continuar nessa caminhada do bem e, pra isso, vocês também tem que ter o mesmo objetivo: um atendimento de qualidade e humanizado, com paciência, respeito e carinho com todos os pacientes", disse Rafael Simões.

A acolhida foi realizada na Sala 32 da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com a presença de vários médicos e da diretora executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira. Os residentes se apresentaram e participaram de uma pequena confraternização."Eu conheço o Hospital e sei que ele atende a maioria das cidades da região, um fluxo enorme de atendimento. Aqui temos professores capacitados e experientes. Tenho certeza que aqui vou me preparar muito bem e adquirir muita técnica e conhecimento", afirmou a médica Carolina Fernandes Pereira, que é de Pouso Alegre.

Já o médico Victor Neves Rezende é natural e estudou em Uberlândia. "Estou conhecendo a cidade. Tive referências muito boas do trabalho desenvolvido aqui nesse Hospital. No meu segmento que é de Plástica Cirúrgica chama atenção a possibilidade de poder fazer atendimento privado e público. Minha expectativa é muito positiva", conta o residente.

O médico e coordenador do programa de Residência Médica, Luís Carlos de Meneses, explica que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (COREME).