Data 01/03/2016 15:51:01
Professora da Unicamp ministra Aula Inaugural do Mestrado da Educação da Univás

"A escola como forma social: contradições e lutas do presente". Esse foi o tema da Aula Inaugural do primeiro semestre do Mestrado da Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), realizada na tarde desta terça-feira, dia 01 de março, no Salão de Eventos. A aula proferida pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), Carolina de Roig Catini, foi realizada no Salão de Eventos da Unidade. "Estamos vivendo um momento de grandes mudanças e é muito importante que as pessoas que estão se voltando para pesquisa em educação consigam captar essas tendências e observá-las. É muito importante entender qual a importância da escola pública atualmente e os desejos e expectativas da população", explica a professora.Para a educadora, "a ideia é trabalhar as reinvindicações em torno da escola e uma conceituação dela como forma social; que é uma escola no interior de uma sociedade que está em mudança".

Boas-vindas
No início do evento, o vice-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto, lembrou a importância do apoio do presidente da Fuvs, Rafael Simões, nas conquistas do Mestrado da Educação da Univás. O reitor Carlos de Barros Laraia; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Silva Domingues, e o coordenador do curso de Pós-Graduação, José Luís Sanfelice, deram as boas-vindas aos egressos e novos alunos do mestrado.

Perfil
Carolina de Roig Catini é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE). Formada em Pedagogia (2004), mestre em Sociologia da Educação (2008) e doutora na área de Educação, Estado e Sociedade (2013), todos realizados na Faculdade de Educação da USP. Carolina possui experiência em educação infantil, educação popular, formação de educadores e na pesquisa educacional, com ênfase nos estudos do marxismo e educação.