Data 09/03/2016 11:10:01
Univás realiza aula inaugural do Mestrado de Bioética

A aula inaugural do Mestrado em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 9 de março, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "Esse é um momento histórico e vocês alunos são muito especiais para a Univás. Quero lembrar aqui que só estamos aqui hoje porque o presidente da Fuvs Rafael Simões apostou nessa ideia e está muito feliz com o resultado. Temos o quarto mestrado em Bioética do Brasil e o primeiro em Minas Gerais. Rafael está visualizando o futuro promissor e acreditando nessa pós-graduação. Eu também espero muito do trabalho que vai ser executado com essa equipe", disse a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andrea Silva Domingues no início do evento.

O coordenador e professor José Vitor da Silva, fez um histórico do curso e enfatizou a importância do médico e professor Vírgínio Cândido Tosta de Souza para implantação do mestrado de Bioética. "Acolhemos vocês com muito carinho, atenção e colocando a Univás à disposição do que for preciso. Espero que possamos cumprir nosso papel social e de formação", afirmou.

O professor Álvaro Ângelo Salles proferiu palestra falando sobre a "Bioética no mundo contemporâneo". "Pra mim a Bioética é a disciplina que pode fazer a virada do mundo. Tivemos a religião, a filosofia e várias outras propostas que não deram conta de mudar o mundo. Se levarmos muito a sério a Bioética, como ética que vai permear toda a vida, teremos a possibilidade real de mudar nosso mundo", avalia Salles.

O professor da Univás, médico Vírgínio Cândido Tosta de Souza, abordou na sua palestra o tema "Bioética, Espiritualidade e a arte de cuidar na relação médico paciente". Ele também fez, no final do evento, o lançamento de um livro com o mesmo tema da palestra.