| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 10/03/2016 13:20:01
Profissionais do Samuel Libânio realizam Campanha do Dia Mundial do Rim para população de PA

A atuação dos profissionais do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) na Campanha do Dia Mundial do Rim, na Praça Senador José Bento, foi alvo de elogios de autoridades e de toda população. "O Hospital está fazendo um trabalho excelente. Essa conscientização na praça é muito importante porque chama mais a atenção das pessoas que estão correndo risco de saúde e nem sabem. É muito importante a presença desses médicos e enfermeiros aqui junto da população", disse a dona de casa, Silvana Maria Marques Cunha, sobre o evento realizado nesta quinta-feira, dia 9 de março, que contou com a parceria fundamental da Unimed Sul Mineira. A Unimed aparelhou o evento com enfermeiros, fitas e aparelhos para realização de testes de glicemia e disponibilização de transporte no local da campanha.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças renais, uma vez que o rápido crescimento da Doença Renal Crônica (DRC) aponta para cerca de 10 milhões de brasileiros, muitas vezes por falta de informações. "Estamos fazendo a verificação da glicemia dos pacientes e da pressão arterial. Além disso, conversamos sobre o assunto e distribuímos panfletos informativos que tratam do desenvolvimento das doenças renais crônicas", explica a médica Vera Lúcia Laraia, uma das organizadoras do evento.

O comandante do 14º GAC-Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre, tenente coronel Rubens Ribeiro Guimarães Jr., também esteve no local para apoiar a iniciativa do Hospital Samuel Libânio. "Principalmente no nosso país onde os aspectos de saúde são tão carentes, essa conscientização e formação são muito importantes. Nós do Exército também nos preocupamos com essa ações sociais, principalmente, que buscam a melhoria das condições da saúde da população. O atual trabalho do Hospital Samuel Libânio é essencial para cidade e região", afirmou o comandante do 14º GAC que também foi parceiro do evento.

A campanha, que já está no seu quinto ano consecutivo, conta com o apoio da Fundação do Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de Enfermagem do Colégio João Paulo II e estudantes de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "O Rafael Simões é um parceiro do setor Hemodiálise, um parceiro dos doentes renais crônicos de Pouso Alegre. Ele apoia todos os eventos e atividades que objetivam a melhoria da qualidade de saúde da população", ressalta o médico do HCSL, Pablo Girardelli Mendonça Mesquita.