Data 16/03/2016 09:45:01
Univás realiza processo seletivo com alunos inscritos para o Projeto Rondon

O processo seletivo do Projeto Rondon na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 15 de março, no Anfiteatro da Unidade Central, com a participação de 62 alunos inscritos. "Precisamos formar um grupo multidisciplinar com 8 alunos apenas e dois professores para atuar em cidades de risco social. Por isso, estamos realizando esse processo seletivo", explica o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo.

Os universitários preencheram um questionário, entregaram o histórico escolar e escreveram sobre um projeto que gostariam de implantar. Os alunos também passaram por uma avaliação elaborada por profissionais do curso de Psicologia, que apoia incondicionalmente a organização do Projeto Rondon na Univás."Temos que entender que nem sempre o aluno que considera apto na parte científica está preparado para enfrentar os desafios de cidades com precariedade de acomodação e alimentação, por exemplo. Buscamos estudantes que tenham compromisso social e que precisam se adaptar sem problemas em trabalhos com equipes e convivam bem com seus colegas, professores e população que será atendida", esclarece o professor Antônio Homero, lembrando que a participação de alunos em projetos de extensão da Univás também conta muito no momento da seleção do grupo.

No mesmo dia, foi apresentado vídeo que explica o projeto aos candidatos. Professores e os alunos Maria Elisa Lemos Vilela, Júlio Henrique Muretti e Evandro de Cássio Soares Junior também falaram de sua experiência em outros anos do projeto e motivaram os inscritos. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Neste ano, Ministério da Defesa divulgou em seu site oficial a classificação da Univás, com 100% de aproveitamento para a edição 2016, denominada Operação Itapemirim, que será realizada no Estado do Espírito Santo (ES), no período de 16 de julho à 1º de agosto de 2016.