Data 21/03/2016 10:47:01
Empresas doam armadilhas fotográficas para curso de Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) recebeu a doação de quatro armadilhas fotográficas das empresas Frigorífico MJ e Delft. "As empresas assumiram junto a Justiça e ao Ministério Público Estadual o compromisso de doação como forma de compensação ambiental. Agradecemos a ajuda da Consultoria Jus Ambiental e da 9ª Promotoria do Ministério Público Estadual por intermediar o trâmite de doação", conta a coordenadora do curso, Mírian Lobo Sáber.

As armadilhas fotográficas foram doadas à Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) para uso exclusivo do projeto de pesquisa "Bicho do Mato" do curso de Ciências Biológicas. "As armadilhas serão úteis para a identificação e monitoramento de mamíferos terrestres no Parque Municipal de Pouso Alegre e na Reserva Biológica de Santa Rita do Sapucaí", explica a coordenadora.

As imagens obtidas por estes equipamentos vão proporcionar dados para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso , além de ajudar na atualização do Plano de Manejo do Parque Municipal.

Projeto Bicho do Mato

O Projeto Bicho do Mato foi resgatado por acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e está sendo realizado em quatro Unidades de Conservação: Reserva Biológica da Serra de Santa Rita do Sapucaí-Mítzi Brandão, Parque Municipal Doutor Cyro de Luna Dias, Parque Natural Municipal Fernando Afonso Bonillo Fernandes e Reserva Biológica de Pouso Alegre.

O Bicho do Mato é um projeto interinstitucional de pesquisa e extensão vinculado ao curso. Ele foi criado em 2003 pelo saudoso professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes. O objetivo do projeto é desenvolver pesquisas ecológicas sobre a fauna, a flora e sobre os ecossistemas da região.Dentre as diferentes linhas de pesquisa em andamento, destacam-se os estudos com aves, com mamíferos de médio e grande porte e com inventário florístico. Em breve serão iniciados estudos com insetos, com pequenos mamíferos (marsupiais, roedores e morcegos) e com felinos silvestres.