| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 21/03/2016 13:40:01
Liga GUMPI faz campanha de combate ao Aedes Aegypti

A Liga do Grupo Móvel de Palhaçada Intensiva (GUMPI) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na tarde deste sábado, dia 19 de março, uma campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti em bairros vizinhos da Unidade Central e do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. "Essa preocupação com esse problema epidemiológico que estamos vivendo na cidade nos motivou a fazer essa campanha de conscientização. A campanha pretende diminuir os focos e por consequência a incidência das doenças como dengue, zica e chikungunya em Pouso Alegre", explicou o acadêmico do curso de Medicina, Bruno Eiji Nakano, que se vestiu do mosquito Aedes Aegypti para abordagem das pessoas.

A ação recebeu elogios e o apoio do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões. "Nós temos que fazer uma atuação muito forte junto à sociedade para conscientizar sobre a necessidade de mantermos nossas casas e terrenos limpos. Nosso descaso pode ter um custo muito caro que é a perda da vida das pessoas. Por tudo isso, nossos estudantes estão aí mostrando sua importância e se integrando à sociedade. Parabéns pelo excelente trabalho", afirmou Rafael Simões.

O evento contou com a participação de acadêmicos calouros e veteranos da Univás que estão matriculados em cursos da área da saúde como Medicina, Enfermagem e Psicologia. "Nós levamos informações e tiramos as dúvidas, principalmente, sobre os criadouros do mosquito transmissor", esclarece a universitária do curso de Enfermagem, Tamy Ananda da Silva. Ela conta que também foram distribuídos panfletos elucidativos nas casas e para motoristas em semáforos.

O morador do bairro Medicina, José Roberto Fonseca, aprovou a iniciativa. "O trabalho é muito interessante principalmente para aquelas pessoas que tem poucas informações. A atuação desses estudantes é muito útil e muita bem vinda", avaliou.

A Liga GUMPI foi criada em 2004 por estudantes do curso de Enfermagem da Univás e atua, principalmente, fazendo um trabalho de humanização e levando alegria aos pacientes do Hospital Samuel Libânio. "O papel da Univás é trabalhar diretamente com a comunidade. Fiquei muito feliz com essa iniciativa da GUMPI que mostra estar atenta às preocupações atuais da área de saúde", parabenizou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha de Toledo.